Se você já prestou algum exame, deve entender bem como a ansiedade pode afetar o seu desempenho no concurso. A ansiedade é considerada uma reação natural do corpo e é algo muito importante, sendo bastante comum quando estamos prestes a sermos testados em algo — como os concursos, por exemplo. Essa sensação está relacionada a uma série de fatores, entre eles autoestima, sentimento de fracasso e também excesso de cobrança da família em cima do aluno.

É normal ficarmos nervosos e deixarmos as emoções tomarem conta da situação, por outro lado é essencial que o aluno saiba controlar esse turbilhão de sensações para evitar que todo o seu planejamento seja jogado por água abaixo com um péssimo desempenho graças aos “brancos” que ocorreram na “hora H“. O que fazer para evitar o tão temido “branco” na hora da sua prova e manter sua mente sã para o seu grande dia?

  • Descanse sua mente.
  • Medite.
  • Deixe sua situação em um lugar visível.
  • Estabeleça a melhor companhia para te levar ao local da prova.
  • Use bem o seu tempo!
  • Alimente-se bem.

Como Controlar a Ansiedade Antes Do Seu Concurso?

Descanse BASTANTE

Para aqueles que estão se preparando para concurso, a insônia pode ser um grande problema. A mente está muito ativa e cheia de informações, então é normal haver perdas de sono.

Apesar disso, ter boas noites de sono é essencial para que o seu cérebro consiga armazenar e assimilar as informações adquiridas durante o dia. Estabeleça horários fixos para dormir e nem pense em trocar o dia pela noite, o seu sono também conta para o seu aprendizado.

Pratique a Meditação

A meditação é uma prática incrível e que traz muitos benefícios não só para o aluno, mas para qualquer pessoa que esteja buscando equilíbrio. Observe alguns dos benefícios de praticar a meditação antes de realizar seu exame:

  • Aumenta sua atenção
  • Diminui significativamente o seu estresse
  • Reduz a sua ansiedade
  • Diminui a sua raiva e fadiga

Não é atoa que a sua prática está cada vez mais popular no dia a dia daqueles que buscam uma melhor qualidade de vida e bem estar.

Qual a sua atual situação?

Quando estamos passando por um momento de muito estresse, acabamos perdendo um pouco a noção da realidade e aí acabamos nos deixando levar pela emoção.

Tente escrever em um papel, celular ou qualquer lugar que seja de fácil acesso ao seu campo de visão:

  • Por que você está realizando essa prova? Ela é muito importante para você?
  • Desde quando você iniciou os seus estudos para essa prova?
  • Descreva todo conteúdo que você estudou.
  • O que você ganha se passar nessa prova? E o que irá perder se for reprovado?

Cada momento é uma etapa na nossa vida, e escrever sua situação ajuda a entender que caso você falhe, outras experiências virão. Dessa maneira você conseguirá tranquilizar a sua mente.

Avalie quem irá te levar até o local da prova

Você tem algum amigo que também fará o mesmo exame que você? Peça para que vocês se encontrem no local da prova.

Prefira alguém da sua família, ou algum amigo que não fará a prova para te acompanhar, assim vocês podem conversar sobre assuntos leves e sem ligação ao concurso que está prestando, ajudando a controlar sua ansiedade.

Não se apegue as questões difíceis

Sempre — sempre, é sério — haverá uma questão que vai consumir mais do seu tempo que as demais. Nossa dica é: não fique nela por muito tempo.

Em concursos haverão questões fáceis, médias e difíceis. Se você “empacar” em alguma, faça uma sinalização e prossiga para as outras questões.

Uma sugestão é começar pela matéria que você está mais familiarizado, assim você não fica com aquela sensação de que não sabe nada da prova, sendo que você sabe, só está nervoso. Caso necessário, saia da sala e respire um pouco.

Uma outra dica para que você não fique ansioso é deixar a matéria que você sente mais dificuldade por último.

Cuide da sua saúde!

Você sabia que os alimentos que você consome no dia anterior ao concurso podem intensificar a sua ansiedade?

A falta de líquido também pode aumentar essa sensação, bem como consumir bebidas alcoólicas e alimentos fritos.

Até o queridinho café pode prejudicar a sua preparação — ô dó! —. Portanto, priorize uma alimentação saudável, eles te ajudarão a controlar sua ansiedade no dia do seu concurso.

Calma, não é o fim do mundo!

Ficar nervoso é normal, mas não deixe que a ansiedade te domine nos últimos minutos do segundo tempo. Você estudou, se preparou e está apto para fazer uma ótima prova. Lembre-se dos principais motivos que impedem você de estar com a mente sã na sua prova:

  1. Autoestima: Você é inteligente e estudou o suficiente para passar nesse exame. Não desconfie da sua capacidade, você é quem mais precisa acreditar nela.
  2. Sentimento de Fracasso: Fracassado é quem desiste, não concorda? Você está dando a cara a tapa, confie no seu potencial! E caso não for dessa vez, levante-se e tente novamente.
  3. Cobranças da família: Deu tudo errado? Utilize esse erro como aprendizado e prepare-se melhor da próxima vez! Acredite, haverão muitas outras oportunidades para que você consiga provar o seu potencial — mesmo não sendo obrigado a isso.

Agora, se ainda sim você não consegue encontrar motivação, muito menos controlar suas emoções para criar um planejamento de estudo que faça sentido para você e a sua rotina, então você precisa de um apoio para alcançar o seu objetivo de uma maneira mais objetiva.

Prazer, somos a Meta Concursos. Uma plataforma de estudos totalmente personalizada, que auxilia milhares de alunos na conquista do seu sonho: ingressar em uma carreira pública. Quer entender mais sobre a metodologia da Meta Concursos? Clique aqui.