O que o aluno deve fazer assim que anunciado o Edital para o seu concurso? Aqui explicamos alguns hábitos importantes de serem mantidos para que você não se sinta sobrecarregado e trabalhe melhor o seu desempenho nos estudos.

Passar em um concurso público exige do aluno muita disciplina, planejamento e claro, um hábito de estudo constante para desempenhar bons resultados no exame. Porém, um fator que deve ser considerado ao criar o seu planejamento é o tempo em que se leva para colocar as disciplinas exigidas pelo concurso que irá seguir em dia.

Muitas vezes o estudante tem a falsa impressão que tem muito tempo para se preparar antes da autorização do Edital, o que faz com que estude com mais calma as disciplinas, aprofundando a passos de tartaruga na matéria. O grande problema disso tudo é que depois de autorizado o Edital, o concurso pode sair a qualquer momento, o que costuma variar de 2 à 3 meses. Ou seja, ao invés de se organizar, se planejar para poder estudar com calma cada disciplina proposta no Edital, o aluno prefere ir empurrando com a barriga, até que o Edital saia e comece a tradicional corrida contra o tempo colocar todas as matérias em dia.

Por esse motivo, você jamais pode deixar para estudar a sua matéria somente quando o seu edital sair. Esse é um dos maiores erros que um concursando pode cometer, já que interfere diretamente no desempenho do seu resultado.

Para que você não cometa erros como esse, vamos traçar o passo a passo que você deverá realizar assim que o seu Edital for anunciado. Vamos lá?

O que o aluno deve fazer assim que sair o Edital para o seu Concurso?

1. Examine o Edital

Pode parecer óbvio, mas ler o Edital do seu concurso é fundamental para que você faça um bom exame. Na leitura, cheque o conteúdo programático com bastante atenção, de item a item. Identifique se existem novas disciplinas que serão cobradas para que você possa adiciona-las no seu cronograma de estudos, observe se foram adicionados mais de um tópico em algum título de disciplina e compare se todos já foram estudados.

2. Atenção aos dias da Prova

Programe-se! A cabeça de um concursando está repleta de informações e é possível que alguns compromissos importantes sejam esquecidos, mas o seu Edital não pode ser um deles. Pegue uma agendinha ou calendário e crie um estímulo visual para escrever quanto tempo falta para a sua prova. Há algum feriado? Há algum compromisso inadiável? Considere qualquer coisa que possa interferir no seu tempo disponível de estudos.

3. Intensifique seus Estudos nesse período

Uma rotina de estudos precisa ser bem equilibrada e dividida entre pausas e estudos intensivos. Isso colabora para que o estudante não se desgaste, ou então desanime com o seu planejamento. Porém, quando o Edital for anunciado, é importante dedicar tempo extra para estudos.

Reveja a sua rotina:

  • Quais compromissos você tem nesse mês e que podem ser adiados?
  • Você trabalha? Há alguma chance de você pegar férias?
  • Mora com seus familiares e eles podem te ajudar com algumas tarefas? Então peça. Toda ajuda é bem vinda nesse momento.

4. Ajuste o seu Cronograma de Estudos

Agora que você tem o dia da sua prova, pode refazer o seu cronograma de estudos com base nas datas reais. Quantos dias faltam para a sua prova, uma semana, duas semanas, um mês? Divida suas disciplinas de maneira que todas sejam revisadas antes do dia do seu exame, pincelando todos os tópicos importantes e que você considere mais desgastantes.

Lembre-se, a véspera da sua prova não é dia para revisão. Muito pelo contrário, você deve dedicar o dia anterior ao seu descanso, assim toda a matéria ficará clara na sua memória.

Xô Ansiedade: 05 Dicas Para Ir Bem No Concurso

5. Procure referências em provas anteriores

Concursos costumam trabalhar com muitas pegadinhas e se o aluno consegue identificá-las de primeira, sai 100 pontos na frente. Para que você se familiarize com elas, use e abuse de provas anteriores. Refaça as provas anteriores existentes da mesma banca examinadora responsável pela prova do seu concurso.

 — Não houveram concursos anteriores para o mesmo cargo, o que eu faço?

Outra opção se não houverem concursos anteriores para o seu cargo, é buscar qual instituição já fez prova para o mesmo concurso, e resolva as questões das matérias que você precisa.

Ainda sim, mesmo depois de toda a sua dedicação e esforço a sua aprovação não chegar, NÃO DESANIME. Aproveite e continue com os seus estudos. Mantendo o seu foco, a sua aprovação vai chegar.

Nós aqui da Meta Concursos lidamos com estudantes de todos os perfis, de alunos com maior disposição e proatividade com as suas tarefas, até aqueles que precisavam receber uma dose de motivação diária para continuar com o planejamento.

De toda forma, a Meta Concursos pode te trazer o suporte que você está buscando para passar em um concurso público. Quer saber como? Venha bater um papo com a nossa equipe para entender a nossa metodologia de estudos.