Como conciliar seu estudos com as festas de final de ano? Durante o fim do ano, sua rotina de estudos deve continuar. Sair do cronograma de matérias ou relaxar em alguma disciplina vai fazer com que você se sinta culpado.
Sabemos que é difícil, na vida do concursando, passar pelo mês de dezembro como se fosse outro mês qualquer. Existe uma pressão da família, dos amigos e até de você mesmo, que se cobra para relaxar e aproveitar as celebrações.
Mas descuidar do processo no último mês do ano, mesmo com todas as celebrações não vai trazer benefícios e pode prejudicar muito sua aprovação. Isso não quer dizer que você não pode participar das festas e ficar isolado em seu quarto estudando, mas quer dizer que você terá que conciliar os estudos com as festas de final de ano, sem perder o foco.
Como conciliar os seus estudos com as festas de final de ano?
Programe-se para estar presente em algumas festas
Você pode ser chamado para várias festas e não precisa estar presente em todas. Escolha ir apenas para as festas que você deseja muito estar, que tenha presença de família, e que você realmente não queira perder. Isso vai fazer com que você tenha mais tempo livre para estudar.
Mesmo que você já tenha um cronograma de estudos pronto, você pode alterá-lo para adequar ao tempo disponível que você vai ter no mês de dezembro.
Assim você não perde nenhuma comemoração importante com a família e os amigos e também não se desvia do foco de estudar para passar no tão sonhado concurso publico.
Caso seus amigos ou até a própria família reclamem com você sobre você estar estudando ao invés de estar em festas de fim de ano, não de ouvidos e nem se sinta mal por conta disso. A sua conquista depois da aprovação em um concurso publico vai superar qualquer comentário maldoso que possam fazer, ou qualquer festa que você tenha perdido para estudar.
O importante é você manter seus objetivos em mente. O esforço que você está fazendo agora, vai ser recompensado em um futuro próximo, pode ter certeza.
Planejamento é a palavra-chave para fazer qualquer coisa. Organize seus estudos para que você tenha tempo de dormir, comer, ir para uma determinada festa, voltar e estudar para aquela matéria que você precisa. Se tudo estiver bem claro e organizado, você conseguirá seguir com o cronograma inicial com mais facilidade.
De prioridade para revisões de matérias que você tenha mais facilidade, e resolução de exercícios durante o mês de dezembro.
Refazer exercícios demanda menos tempo de estudo e exige um menor nível de concentração comparado a estudar uma matéria mais difícil ou aprender algo novo.
Priorize sua rotina
Segundo estudos, nosso cérebro leva 21 dias para se adaptar a uma rotina de estudos, mas basta um dia sem estudar que o rendimento no dia seguinte já não é mais o mesmo.
Por isso é importante que você não pare nenhum dia.
Por ser uma época em que muitas famílias se reúnem ainda será comum se muitas pessoas ficarem lhe perguntando se você ainda não passou no concurso, se acha que compensa estudar, e todos aqueles palpites que “adoramos” responder. A dica para esses casos é simples, não se deixe influenciar por essas pessoas.
Utilize esses comentários como estímulo para retomar seus estudos no final de ano com todo gás e não perca seu foco e nem um minuto de sua motivação.
E se o edital já estiver publicado?
Se o edital já estiver publicado, a prova está na porta e o foco na aprovação é a chave para o seu sucesso.
No dia 24 de dezembro por exemplo estude, pelo menos, até as 14 horas, pode ser uma revisão ou algum conteúdo com exercícios para refazer. No dia 25 de dezembro almoce com a família e aproveite o fim da tarde para revisar mais um pouco. Repita o processo no dia 31 de dezembro e 01 de janeiro.
Como conciliar o trabalho e seu estudo para concurso?
Você perceberá que os dias seguintes serão de menos pressão e cobrança a si mesmo, e você ficará feliz com a sua postura perante as festas de fim de ano.
Muito cuidado com o “depois eu estudo”, ou “mais tarde eu recomeço” – isso pode se tornar o “nunca serei aprovado mesmo”.
Evite cair na tentação de furar seu cronograma pensando que é só um dia, ou que uma vez só não tem problema… tem problema sim.
O livro ou texto que você não leu, o exercício que você não fez, a revisão que você deixou para depois irão fazer falta no dia da prova.
Depois não adianta se arrepender, na hora de conferir o gabarito.
Não desista, nem desanime
Quem estuda para concursos a algum tempo sabe que estudar para concursos é como uma montanha russa, porque é cheio de adrenalina, altos e baixos. Por isso é muito importante que você exercite sua resiliência emocional para conseguir manter o controle em situações estressantes, que podem vir de vários lados e ao mesmo tempo, mesmo quando você está estudando de forma disciplinada e chegam as festas de fim de ano.
Deixar de ir a uma festa ou confraternização pode gerar uma briga com seu namorado(a), ou esposa (o). mas quem tem um proposito forte em mente, tende a ser mais resiliente, ou seja, quem tem uma mentalidade de crescimento tende a ter um controle emocional maior, e consegue se recuperar mais rápido de uma situação que mexeu com seu emocional.
Para manter seu animo, enfrente com paciência os percalços que forem surgindo, como aquela visita de fim de ano que vai vir sem avisar, ou não vai querer ir embora de jeito nenhum, o livro que você está aguardando entrega, ter atrasado devido ao atraso dos correios, e várias outras situações que podem acontecer no período de festas, procure administrá-las da melhor maneira possível.
Não se esqueça que a aprovação em um concurso publico é o seu principal objetivo no momento. Você poderá aproveitar muitas outras festas de fim de ano, depois que passar no concurso do cargo desejado e fará isso com o dinheiro no bolso e o emprego que tanto busca.
Esperamos que essas dicas o auxiliem com os seus estudos nesse final de ano com o máximo de empenho.