O que são os mapas mentais para concursos, você sabe? Essas ferramentas são cada vez mais usadas por quem é estudante, pois elas permitem compreender um conteúdo e traz apoio na tomada de decisão.

Os mapas mentais são técnicas que contribuem positivamente em seus estudos, embora muitas pessoas têm dificuldades na construção de um.

Acompanhe esta leitura e veja mais deste assunto e veja como fazer um mapa mental.

O que são mapas mentais para concursos?

Os mapas mentais para concursos permitem memorizar melhor os conteúdos, organiza informações e conteúdos, permitindo relembrar ou analisar um assunto específico.

O mapa mental foi criado por Tony Buzan, um inglês. Esse mapa ajuda a explicar conteúdos de modo mais didático e objetivo, o que vai evoluindo através de linhas com informações a respeito do tema central.

Um mapa mental é um esquema desenhado de modo proposital que carrega símbolos, linhas, desenhos e outros formatos geométricos, e isso ajuda a fortalecer nossas sinapses neurais.

Desse modo, para quem é estudante de concurso, fica mais fácil aprender e memorizar os conteúdos para uma prova, por exemplo.

Como funciona um mapa mental?

Um mapa mental é uma técnica de organização de ideias de maneira cognitiva.

Hoje, os mapas mentais para concursos são “uma mão na roda” para os estudantes, em geral.

Essa ferramenta foi criada pelo psicólogo inglês Tony Buzan, graças a ele, hoje, milhares de pessoas podem potencializar seus estudos através desse mecanismo.

Esses mapas oferecem um panorama geral a respeito de uma questão ou assuntos afins.

Um mapa mental é criado a partir de uma disposição hierárquica, que traz uma ideia central, esta que dá ramificações para outras, ou seja, de um assunto central vão surgindo outros que complementam o principal.

Para entender melhor essa técnica dos mapas mentais, ela usa boa parte nosso cérebro que está ligado ao raciocínio lógico e imaginativo.

Assim, você passa a estudar para concurso de um modo diferente do que está acostumado. Então, quando precisamos buscar um assunto em nossa memória, estamos ao mesmo tempo, acessando uma área organizada.

De modo que temos acesso ao conteúdo de forma panorâmica. Assim, lembramos mais facilmente o assunto e suas ramificações.

Vantagens do uso de mapas mentais

Há muitos benefícios em fazer o uso de mapas mentais para concurso, veja alguns deles:

  • Facilidade em lembrar e memorizar um conteúdo ou ideias;
  • Maior flexibilidade nos estudos;
  • Melhor visualização e resgate de ideias;
  • Diversidade de técnicas de estudos.

Alguns estudos científicos mostram que usar um mapa mental ajuda a reter informações e conhecimentos, devido sua natureza visual.

Isso porque nosso cérebro tem mais facilidade em absorver algo quando está ligado às imagens, figuras etc.

Mapas mentais para concursos: veja como fazer

Sobre como fazer os mapas mentais para concursos, saiba que você mesmo pode fazer um.

Você vai precisar desses elementos para elaborar um mapa mental:

  • Folhas em branco;
  • Lápis e borracha;
  • Caneta;
  • Canetas coloridas.

Vamos ao passo a passo:

Passo 1: título

Pense no tema e qual seu objetivo com esse mapa.

Se pergunte: o que pretende com ele? Assim, você define o nome ou título.

Passo 2: ramificações

As primeiras ramificações devem trazer as informações principais do mapa mental.

Deixe o sistema de associações de sua mente trabalhar. Essas ramificações representam um resumo do seu conteúdo a ser lembrado.

Passo 3: ramificações secundárias

Ramificações seguintes ou secundárias: nessas ramificações, você deve responder às ramificações anteriores, para isso, você pode escrever a forma em que cada uma das situações ocorre ou se deslancha.

Passo 4: insira imagens/desenhos

Use símbolos, imagens e desenhos que ajudam seu cérebro a criar associações entre os conteúdos abordados, pois isso facilita o aprendizado.

Cada símbolo ou desenho deve fazer sentido, de acordo com o assunto ou tema.

Por exemplo, se você for falar de processos na área penal, é importante desenhar a figura de um juiz com sua toga, um policial, um delegado e um cidadão comum, que possivelmente tenha cometido uma infração penal.

Passo 5: revise

Agora, é hora de fazer suas revisões adicionando ou mudando aquilo que julgar pertinente ou algumas informações que tenha esquecido de jogar, até porque enquanto você estuda, novas informações chegam à sua mente.

Como utilizar os mapas mentais nos estudos?

Como visto, os mapas mentais para concursos são ferramentas estratégicas que trazem mais dinamismo e clareza nos estudos, o que possibilita um maior rendimento nos estudos.

Veja algumas formas de utilizar os mapas mentais nos estudos:

  • Brainstorming: significa tempestade de ideias; ajuda você a estruturar ideias em seu processo de estudos ou no seu processo criativo;
  • Anotações: servem para assimilar e organizar ideias que são ouvidas em palestras, cursos e afins;
  • Estudos: com os mapas mentais, rapidamente, você consegue absorver e assimilar um novo assunto. Então, é possível interpretar e entender melhor o conteúdo;
  • Tomada de decisão: os mapas mentais são usados também nas organizações, pois ajudam a entender um problema e uma possível solução. Ou seja, é possível prever as consequências de uma tomada de decisão;
  • Planejamento de estudos: com o mapa mental para concurso, ainda é possível se planejar melhor para ser aprovado no concurso de seus sonhos. Isso porque é possível organizar ideias, formas de estudar, horários, conteúdos a cada dia etc.

Para terminar, você viu o que são mapas mentais para concursos e como fazê-los.

Agora que você sabe o que é, sua importância e como fazer, que tal preparar ou adotar seus mapas mentais? Com certeza, sua jornada de aprendizado será mais interessante e produtiva.

Fique aqui no blog e acesse mais conteúdos como este de hoje! Que tal compartilhar esse post com um amigo?