O que é a leitura dinâmica e qual a sua função em um planejamento de estudos efetivo? Nesse artigo falaremos mais sobre esse conjunto de técnicas que desempenham um grande papel no dia a dia do concurseiro.

Já parou para pensar como a sua vida seria muito mais fácil se você conseguisse otimizar o seu tempo de leitura, distribuindo os conteúdos de maneira organizada e principalmente, conseguindo dar conta da leitura de todos?

Como todos sabemos, a vida de um concurseiro é bastante intensa. Então, nada mais eficiente que o candidato busque por técnicas para facilitar e agilizar a absorção dos diversos conteúdos que são exigidos no Edital.

Quando temos inúmeros materiais para ler, e exercícios para fazer, acabamos chegando em um limite de saturação e desgaste que em alguns casos podem fazer com que o estudante desanime. É nesse contexto que a leitura dinâmica ganha tanta importância.

Vamos entender melhor do que se trata?

O que é Leitura Dinâmica?

A leitura dinâmica consiste em um conjunto de técnicas que permitem o leitor aumentar a velocidade da leitura, mas sem comprometer a compreensão do texto e a absorção das informações.

Uma pessoa consegue ler, em média de 200 a 400 palavras por minuto, onde apenas 60% do conteúdo é absorvido. Já um leitor que coloca em prática as técnicas de leitura dinâmica, consegue alcançar a incrível marca de 1000 a 1700 palavras por minuto, elevando sua capacidade de absorção para 85%.

Como ela funciona na prática?

A leitura dinâmica traduz-se da eliminação de certas etapas cerebrais durante o processo de leitura. A leitura tradicional — a que aprendemos quando somos alfabetizados — consiste em 3 etapas:

  1. Processo de fixação: É o momento em que olhamos para as palavras, o que leva em média 0,25 segundos.
  2. Etapa da “sacada”: Nesse momento, nossos olhos movimentam-se para a próxima palavra, o que costuma demorar 0,1 segundo.
  3. Por último, os dois processos são repetidos mais umas 2 ou 3 vezes, seguidos de uma pausa para que haja o processamento de tudo que acabou de ser lido, o que leva de 0,3 a 0,5 segundo.

A proposta com a leitura dinâmica é reduzir o tempo dedicado na etapa da fixação, buscando eliminar a chamada “subvocalização”, onde ficamos repetindo as palavras na nossa mente enquanto prosseguimos com a leitura.

Vamos dar um exemplo:

Quando você vê uma caneca sobre a sua mesa, você fica repetindo mentalmente a palavra “caneca”? Não faz nem sentido, não é?

Isso ocorre porque o seu cérebro já entendeu que aquilo era uma caneca assim que você bateu seus olhos nela. A leitura dinâmica segue essa mesma linha de raciocínio.

Assim que você começa a treinar as técnicas, estímulos de leitura são enviados mais rapidamente para o seu cérebro. No início você poderá se sentir mais cansado e exausto. Por outro lado, com o passar do tempo e a dedicação à atividade, o seu corpo irá se acostumar, permitindo até aumentar a carga do exercício.

Desenvolvendo-a no seu dia a dia

1. Procure ambientes calmos

Escolha um local adequado para seus estudos que lhe permita ficar desligado ao restante da casa. Desligue a TV, coloque o seu celular no silencioso e evite dar aquela fuxicada nas redes sociais. Afaste-se de tudo que possa tirar sua atenção.

2. Lubrifique seus olhos

Seus olhos não estão acostumados com esse ritmo acelerado de leitura, então é bom prepará-los para essa mudança. Uma dica é esfregar a lateral de suas mãos uma na outra até sentir uma leve aquecimento. Em seguida, encoste-as delicadamente sobre os olhos fechados.

Obs: Caso faça uso de lentes de contato, recomendamos retirá-la na hora de treinar a sua leitura.

3. Treine seus olhos

Você sabe como funciona o movimento dos olhos no decorrer da leitura? Basicamente, é um movimento de saltos. Seus olhos permanecem em um ponto de linha e, em segundos, saltam para o próximo.

Crianças que estão começando com a leitura saltam de palavra em palavra, fazendo com que demorem mais tempo para terminar cada linha. Sendo assim, o primeiro passo para desenvolver essa habilidade é treinar o movimento dos olhos para que ele se torne cada vez mais amplo.

O vídeo abaixo permite treinar os movimentos oculares, simulando o salto dos seus olhos no decorrer da leitura de um texto.

4. Cronometre a sua marca ideal

Agora que você já aqueceu os seus olhos, vamos para a prática. Pegue um texto simples que você já tenha lido outras vezes. Cronometre um minuto e vá contando o número de palavras que você consegue ler, e absorver nesse espaço de tempo.

Agora, tente melhorar esse tempo inicial. A técnica da utilização dos dedos poderá te ajudar. Utilize os seus dedos para evitar o retorno à linha anterior, evitando ao máximo não pronunciar o que está sendo lido, pois isso irá atrasar a sua leitura.

A princípio poderá parecer que você não está entendendo nada, mas o seu cérebro estará absorvendo as informações.

5. Visualização de blocos

Com o treinamento, o seu cérebro vai mudar a maneira de captar informações e os seus olhos conseguirão focar em um único ponto da palavra. A partir disso, você começará a enxergar o texto não como uma sequência de letras, mas unidades de pensamentos. Assim, você começará a ver palavras ao invés de sílabas. E mais tarde, de palavras para as ideias centrais do texto, permitindo a leitura rápida e eficiente do conteúdo.

Dicas rapidas

  • Não interrompa sua leitura para consultar o dicionário. Ao invés disso, anote as palavras que você tem dúvida e consulte-as depois.
  • Caso você esteja muito acostumado a pronunciar enquanto lê, tente colocar um lápis na boca durante a sua leitura. Com a prática, aos poucos você perderá essa “mania”.
  • Saiba a hora de parar. Uma boa noite de sono e hábitos saudáveis são fundamentais para o bom funcionamento da sua mente, foco e absorção do conteúdo. Não deixe-os de lado.

Hora de colocar a mão na massa e começar a colocar as matérias em dia. Bons estudos.