Como é possível manter a motivação nos estudos a longo prazo? Felizmente, existem diversas maneiras de se manter motivado com a sua preparação. Basta seguir algumas boas práticas que apresentaremos para driblar o desânimo, focando sempre no seu objetivo.


Em diversas situações, o aluno irá esbarrar com dificuldades. Por outro lado, o que diferencia um ganhador de um perdedor é o que ele está disposto a fazer quando essas dificuldades surgem.

É nesse contexto que criar hábitos saudáveis para manter a sua motivação se torna tão importante.

A trajetória de um concurseiro é bastante intensa, portanto criar estímulos positivos no decorrer do percurso é fundamental para que o candidato não desista nas primeiras dificuldades e consiga atingir o seu objetivo.

gif de um coelho que tirou A+

Motivação nos estudos: Por que é tão importante?

Para explicar a real importância da motivação nos estudos, observe essa simples analogia: Digamos que você seja um carro zero. Nunca rodou e está cheio de vigor para iniciar a sua trajetória. Ao sair da concessionária, você está rodando leve, com conforto e com gasolina o suficiente para percorrer por toda a estrada.

Nesse contexto, o carro representa você, que recém iniciou seus estudos para concurso. Você está animado, super empolgado com essa nova realidade e motivações não lhe faltam. Porém, quando acabar a gasolina, o que fazer?

Contrário ao carro sem gasolina que pode ser tranquilamente resolvido comprando combustível. A motivação —  que é o que move o aluno a seguir em frente —  não pode ser comprada, e a sua ausência impacta diretamente na constância dos seus estudos e obviamente, sua produtividade.

Mas antes de ir para as dicas, é importante saber que a motivação é muito particular e pode variar da noite para o dia. Talvez a sua de hoje, não seja a mesma de amanhã. Ou as razões que te mantêm firme no seu objetivo não sejam tão estimulantes para os outros, e vise versa. Por isso, é sempre importante trabalhar o auto conhecimento para que você consiga pontuar quais são seus reais propósitos naquele momento.

Com isso em mente, vamos para as dicas que irão te auxiliar a manter o ânimo com os estudos por mais tempo:

Dicas para se manter sua Motivação nos Estudos

1. Pense menos nas dificuldades

Em quais momentos da vida ficar nervoso adiantou em algo? Poucas, para não dizer nenhuma, concorda? Além do que, o nervosismo consegue desencadear diversos sentimentos sabotadores que irão prejudicar muito a absorção do conteúdo.

Um grande erro que vemos muitos alunos do Meta Concursos cometendo é dar lugar para a negatividade quando surge algum problema. Não conseguiu cumprir com o cronograma e acumulou matéria do dia anterior? No dia seguinte analise seu planejamento e as inclua para recuperar o tempo perdido.

Estudou um conteúdo mas não sentiu que pegou muito bem? Estude novamente o assunto, ou tire sua dúvida com outros concurseiros, ou procure professores . SÃO INÚMEROS PROFESSORES que disponibilizam conteúdos gratuitos para auxiliar os estudantes.

Faça proveito das diversas ferramentas que a internet nos oferece. Só não permita que a negatividade tome conta da situação.

peça peão com a sombra de uma peça rei

2. Liste tudo o que você aprendeu no dia

Você sabia que o simples ato de reconhecer o seu progresso no decorrer da caminhada já é um ótimo fator motivacional?

Ao invés de ficar pensando no quanto falta para concluir os conteúdos exigidos pelo Edital, tente ir pela direção contrária. Relembre o quanto você já evoluiu e quantos assuntos você passou a dominar depois que iniciou seus estudos.

Você pode ter certeza, priorizar pensamentos positivos irão ajudar muito mais do que ficar pensando em quanto falta para concluir seus estudos.

3. Cuide-se!

“Saco vazio não para em pé”, já ouviu esse ditado? Essa é uma lição básica para o concurseiro.

Se você simplesmente investe toda a sua energia em prol do seu estudo, pode ter certeza que em algum momento o seu corpo irá cobrar a conta.

Abdicar do seu descanso para varar a noite estudando, deixar de se alimentar de forma saudável ou não fazer nada além de estudar são muito prejudiciais e drenam a sua energia. E convenhamos, se você não tem energia, como irá se sentir motivado? Priorize a sua saúde, acima de tudo.

4. Qual o real significado para atingir esse objetivo?

Por último, um hábito muito importante é a reflexão dos motivos de estar se dedicando tanto para entrar nessa vaga.

Por que você está prestando concurso? Quais motivos fazem você acordar toda manhã para mais um dia de estudos? Com certeza existem diversas respostas para essa pergunta, mas qual se encaixa no seu perfil? A remuneração, realização de estar em um cargo que se encaixa perfeitamente para você, estabilidade, qualidade de vida?

Todas essas justificativas são suficientes para que você mantenha o foco. Mas em termos de motivação, é preciso ir um pouquinho além. Quais são os motivos pessoais que te levam a se esforçar tanto?

Deixe um pouco de lado as recompensas, priorize os seus sentimento.

Quando você estiver com elas em mente, escreva em pedaços de papel buscando criar diversos estímulos visuais pelos cômodos mais frequentados. Assim, jamais se esquecerá do real motivo e do por quê tanto esforço.

Esperamos que esse conteúdo te ajude a manter o empenho e a sua motivação no decorrer desse percurso. Sabemos o quão difícil pode parecer manter a motivação nos estudos, mas quando alcançamos aquilo que nós almejamos, a sensação é indescritível. Disciplina, motivação e por fim realização, esse é o percurso.

Se você busca suporte para tornar a sua trajetória nos concursos público em algo muito mais objetivo e didático, venha bater um papo com a nossa equipe. A metodologia do Meta Concursos já foi responsável pela aprovação de diversos alunos e você pode ser o próximo.

conheça a metodologia do meta concursos