O concurso para a área fiscal é um dos mais concorridos. Além de propor aos candidatos estabilidade e qualidade de vida, a remuneração é bem atrativa, o que coopera ainda mais com a concorrência para a vaga. Por isso, investir em bons materiais e revisões eficientes para lhe trazer suporte na sua preparação poderão garantir uma preparação mais objetiva, e a sua ingressão no cargo público.

Continue com a leitura e fique por dentro sobre as informações mais pertinentes sobre concursos na área fiscal. Separamos uma surpresa que irá auxiliar os seus estudos no final do artigo.

O que faz um auditor fiscal da receita federal

Os Auditores Fiscais são profissionais que trabalham para a Receita Federal do Brasil, operando com a fiscalização e administração de todos os tributos e impostos da União. A União é um órgão imenso que demanda de muita mão de obra, o que fortalece a grande importância dos Auditores Fiscais para o seu bom funcionamento.

Qual a função do Auditor Fiscal?

O Auditor Fiscal tem função fiscalizatória e burocrática, fundamental no combate à sonegação fiscal, à pirataria, ao contrabando, à fraudes, ao tráfico de drogas e de animais. Além de:

  • Fiscalizar a contabilidade de empresas e entidades junto à União;
  • Supervisionar atividades de apoio ao contribuinte;
  • Prestar orientação sobre legislação tributária
  • Instaurar processos administrativos-fiscais para restituição ou compensação de tributos;
  • Fiscalizar ações relacionadas ao controle aduaneiro, como a cobrança de impostos e apreensão de mercadorias irregulares, como equipamentos eletrônicos, documentos e entorpecentes.

Outra área que um Auditor Fiscal pode operar é na fiscalização do trabalho, garantindo o cumprimento de medidas de segurança e medicina do trabalho. Além de verificar o recolhimento de FGTS, cumprimento de acordos e convenções, investigação de fraudes e irregularidades, apreensão de documentos e pagamento de impostos, entre outras atividades.

Em quais regiões operam?

Os Auditores Fiscais operam por todo o país.

É importante que o candidato esteja aberto à possibilidade de trabalhar numa cidade completamente diferente da sua, muitas vezes em localidades do interior, distantes dos grandes centros. Eles podem trabalhar em portos, fronteiras terrestres e fluviais, aeroportos ou nas próprias unidades da RF. Por isso, é importante que você considere isso antes de candidatar-se.

Quanto ganha um auditor fiscal da receita federal

O concurso para a área fiscal é um dos mais cobiçados, e a sua média salarial é um dos principais motivos. Auditores fiscais têm remuneração inicial podem ir de 10 mil à 20 mil reais, dependendo apenas do local de atuação.

O que cai no Concurso?

A quantidade de matérias comuns entre os concursos da área fiscal, sejam eles estaduais, municipais ou em âmbito federal, criam uma grande vantagem para o aluno em preparação.

Já que as matérias não são distintas, o estudante consegue se preparar para mais de um concurso ao mesmo tempo, otimizando o seu tempo e aumentando suas chances de obter um bom desempenho com a sua preparação.

As disciplinas mais exigidas e comuns de serem cobradas nas provas de concursos são:

  • Língua Portuguesa;
  • Contabilidade;
  • Informática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Auditoria;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Tributário;
  • Direito Constitucional;
  • Legislação Tributária.

Existem outros conceitos que serão cobrados, mas falaremos sobre eles mais adiante.

Prefeitura de Santa Maria no Rio Grande do Sul – Auditor Fiscal – Edital publicado

Como se preparar para o Concurso para a Área Fiscal

O concurso para a área fiscal é muito concorrido. Por isso, o candidato precisa levar a sério seus estudos para estar preparado para o grande dia.

O exame é realizado em duas etapas. Na primeira etapa, o estudante passará por três provas em modalidades distintas, que são: conhecimentos gerais e conhecimentos específicos, em múltipla escolha. E uma discursiva. Ambas com caráter eliminatório.

Conhecimentos gerais: Essa modalidade é composta por questões de língua portuguesa e estrangeira (inglês ou espanhol), matemática, raciocínio lógico, administração geral e pública, direito constitucional e administrativo.

Conhecimentos específicos: Será avaliada as noções do candidato a respeito de auditoria, direito tributário, legislação tributária e comércio internacional, contabilidade geral e avançada e legislação aduaneira.

O candidato deverá atingir no mínimo 126 pontos em ambas as provas.

A avaliação discursiva consiste na redação de respostas a questões em que será avaliada a compreensão do candidato ao tema proposto. Nessa etapa, serão observados a objetividade com o tema, pensamento lógico e capacidade argumentativa.

A pontuação mínima é de 30 pontos.

A segunda etapa que também tem caráter eliminatório, busca analisar a vida do candidato. Será avaliado seus antecedentes criminais, sua regularidade com as obrigações eleitores e sua escolaridade.

Quais materiais utilizar?

Uma preparação eficiente se dá tanto a dedicação do estudante, quanto aos métodos de estudo utilizados como suporte. Por isso, estabelecer um planejamento de estudos eficiente, alinhado a um cronograma de estudos mensal serão o bilhete para a sua ingressão na área fiscal.

Utilize o EBOOK gratuito que criamos com os principais temas e suas respectivas porcentagens exigidas no concurso da área fiscal para basear seus estudos. Assim, você se dedica de uma maneira mais objetiva e eficiente, avançando com a sua matéria rapidamente.