Estudar para concursos fiscais não é fácil, seja pelo grau de dificuldade das disciplinas exigidas (contabilidade, estatística, etc), seja pela grande disputa pela vaga.
Por outro lado, esse segmento não exige uma formação específica. Você não precisa ser formado em Contabilidade, Economia, Estatística ou Administração para estar apto à prestar um concurso. O que irá certificar sua aprovação dependerá inteiramente de você. O quanto você está disposto à sacrificar em prol da sua carreira?
Com bastante empenho, dedicação, e uma preparação que reúna de maneira eficiente os conteúdos necessários para estudo, o seu “sonho” estará perto de se tornar realidade.
Quanto ganha um Auditor-Fiscal? Quando serão os próximos Concursos? Veja a situação de cada Estado.
O que faz um Auditor Fiscal?
O auditor fiscal é o profissional do Estado que atua fiscalizando o cumprimento dos direitos trabalhistas e fiscais frente à administração tributária.
Em alguns governos estaduais e municipais, o auditor poderá receber outras denominações, por outro lado sempre responderão às mesmas responsabilidades em torno da gestão tributária em seu ente federado.
Onde ele exerce sua função
O auditor fiscal pode operar no âmbito brasileiro, como na Receita Federal, bem como para órgãos vinculados a governos de Estado e prefeituras municipais, mas executa ações semelhantes.
É responsabilidade do auditor fiscal constituir, mediante lançamento, crédito tributário e de contribuições, restituição ou compensação de tributos, elaborar e proferir decisões em processos administrativos, entre outros.
Qual a remuneração
Os concursos para auditoria fiscal na Receita Federal costumam prever uma remuneração inicial de R$ 15 mil referente a 40 horas semanais. Já no âmbito estadual, os cargos poderão ser em média R$ 10 mil.
O que você precisa saber sobre a área
Agora falaremos sobre alguns pontos importantes ao conhecimento do estudante que busca traçar essa área, e que poderão ser úteis para formular sua decisão:
Área sem grande mudanças
Um ponto positivo na hora de estudar para concursos de auditores fiscais é que a área não possui mudanças bruscas nos períodos entre um concurso e outro. Assim, o aluno poderá estudar através de editais anteriores antes mesmo de sair o edital para o concurso em questão, permitindo um prazo maior para a sua preparação.
Ser auditor fiscal é gratificante
A carreira de auditor fiscal é muito digna e importante para a sociedade. Além de ser gratificante atuar como auditor fiscal, o segmento possui uma divisão de 12 progressões diferentes dentro de três classes. permitindo passar em diversas áreas e adquirindo novas responsabilidades e tarefas. Porém, reforçamos que a área não é para todos, então reflita bastante antes de tomar a sua decisão.
Otimizando seu tempo
A gestão do seu tempo é fundamental para que você consiga alinhar seus processos buscando alcançar seus objetivos. Nos concursos para auditores fiscais, as matérias são comuns também de outros concursos. Isso faz com que muitos estudantes prestem outros processos seletivos, podendo haver cargos de atuação distintos dependendo do edital oferecido.
Agora que você está realmente decidido que essa área é pra você, vamos para as dicas para que você consiga se preparar de maneira eficiente e estratégica.
Como se preparar para os concursos fiscais
1. Leia o Edital
Ler o edital do concurso que você irá prestar é indispensável para manter-se familiarizado com as regras gerais, prazos e disciplinas exigidas. Se você observar nos assuntos exigidos em edital, sempre haverão desdobramentos de temas periféricos que precisarão ser estudados e destrinchados para a sua preparação.
2. Reflita: É isso que você quer?
Antes de decidir se os concursos fiscais são a sua praia ou não, organize na sua cabeça: quais são suas principais desejos para a sua vida, o que o faria um profissional realizado?
Se suas principais motivações forem a remuneração ou apenas a empolgação de estar prestando um concurso, fique atento! Lembre-se que a sua escolha impactará o restante da sua vida, portanto faça algo que lhe dê prazer em acordar todas as manhãs.
3. Invista na sua educação
O tempo é um recurso escasso e altamente precioso. Quando você estabelece um cronograma de estudos e faz uma gestão eficiente do seu tempo, reservando horários livres para os seus estudos, você irá observar o quão produtivo você pode ser.
4. Releia provas antigas da sua banca
Basear seus estudos em provas antigas da sua banca lhe darão um bom panorama do que será exigido, te dando maior segurança. Observe quais matérias têm um peso maior e quais não são tão trabalhadas, para que você consiga criar o seu planejamento de estudos alinhado à elas.
5. Pratique
A constância nos estudos é o que irá garantir a sua aprovação. De nada adianta dedicar 4 horas de estudos em um dia, e dia seguinte nem se quer abrir o livro, concorda? Tenha um processo de estudos eficiente e dinâmico, com exercícios de fixação, simulados e revisões diárias.
Seguindo essas dicas, você conseguirá otimizar o seu tempo para preparar para o seu exame.
Agilize a sua nomeação
Você não precisa ultrapassar essa barreira sozinho. Muitos alunos contam com o suporte de coachs especializados em concursos públicos para auxilia-los nessa etapa.
Um coach de concursos públicos irá oferecer insights valiosos recolhidos no decorrer da sua trajetória de concurseiro, e que poderão auxiliá-lo no caminho das pedras.
Além disso, será formulado um planejamento de estudos e um cronograma para que você consiga manter a constância ideal nos seus estudos, levando em consideração sua agenda e suas matérias de maior dificuldades.
Agende uma sessão de coach grátis e comprove a eficiência da metodologia do Meta Concursos
Siga-nos nas redes sociais