Como se preparar para a sua prova oral? Quando estamos diante de tanta pressão, a tensão do momento pode desencadear diversos sentimentos que poderão prejudicar o seu desempenho até então. Observe algumas dicas que irão te ajudar a passar por essa etapa.
Quem nunca — nem que por apenas uma vez — ficou tenso e apreensivo antes de falar em público, que atire a primeira pedra.
Seja executando alguma dinâmica, realizando uma apresentação no trabalho ou até em uma entrevista de emprego, é normal ficar nervoso. Por outro lado, você precisa saber controlar suas emoções para que elas não prejudiquem sua preparação.
Em concursos públicos é muito comum encontrar candidatos tensos em fazer a sua prova oral, onde os maiores pavores são o “branco” no meio da avaliação, ou acabar gaguejando ao tentar formular um raciocínio e acabar sendo reprovado.
Em contra partida, na grande maioria das vezes os candidatos estão aptos à aprovação, mas o nervosismo desencadeia pensamentos sabotadores que os fazem crer no contrário, prejudicando o seu desenvolvimento.
Como funcionam as provas orais?
Os tópicos e questões que serão cobrados pelo avaliado serão sorteados na véspera da sabatina, onde, geralmente, são constituídas por uma banca de 3 à 4 avaliadores. No momento da sua avaliação, será observado:
- Sua fluência na matéria cobrada
- Postura adequada como profissional
- Capacidade de raciocinar sob pressão
- Capacidade de tecer correlações entre os aspectos estudados e o poder de síntese
Durante a prova oral, é muito importante se manter calmo. A sua prova oral não é nada mais, nada menos que uma maneira diferente de expressar todo o conhecimento que você já possui e apresentou nas etapas anteriores. Portanto, respire e tenha controle das suas emoções.
Como se preparar para arrasar na sua prova oral
Chegou a hora de se preparar. Nesse momento, todo cuidado é pouco para que você consiga conter as emoções para lembrar de tudo que foi estudado, e claro fazendo uma ótima apresentação.
A seguir confira algumas dicas que consideramos indispensáveis na hora de enfrentar os seus examinadores de frente e que irão te ajudar na sua preparação.
1. Demonstre segurança, sempre
Se nas etapas discursivas e objetivas, o nervosismo e ansiedade já conseguem atrapalhar muito o raciocínio do candidato, na fase oral tendem a dificultar ainda mais. Por outro lado, esses sentimentos são um reflexo do grau da importância que essa prova desempenha na sua avaliação, e convenhamos que não é nada fácil simplesmente desconsiderar a adrenalina de estar sendo avaliado frente à frente.
Para conseguir “burlar” essa tensão, você deve se preparar incansavelmente. Não há nada que deixe o candidato mais seguro que dominar todo o conteúdo, dessa maneira, você consegue passar segurança sobre os assuntos abordados. Aliado a uma boa postura e dicção, você irá transparecer que está apto para exercer um cargo de tamanha responsabilidade.
2. Treine muito sua respiração e sua fala
Os seus examinadores precisam compreender perfeitamente o que está sendo dito, a sua fala será a sua “caneta” durante a arguição. Por isso, observe a forma como você fala na hora de argumentar e certifique-se de que a sua voz estará em boas condições.
Uma maneira de observar alguma falha na voz é fazer pequenos discursos e gravar para ouvir depois. Se você notar algum problema, faça uma consulta com algum fonoaudiólogo para que o profissional possa detectar problemas que poderão te prejudicar na sua prova oral.
3. Faça diversos simulados
Como já mencionado, a segurança do candidato reflete a sua preparação. Além de treinar a respiração e a sua fala, é primordial treinar para a sua prova oral como um todo.
Seguindo um planejamento de estudos, consumindo assuntos cobrados no concurso e exercitando a sua capacidade de se portar corretamente, garantimos que você estará apto a realizar uma boa prova oral.
4. Conheça a banca examinadora
Conheça a linha de raciocínio do examinador, analise qual a sua experiência prática. Muitas vezes, ele poderá trazer alguma pergunta relacionada a essa temática, e você já estará preparado para responde-la da melhor maneira.
5. Cuidado com a linguagem
A linguagem utilizada também é analisada pelos seus avaliadores. Fazer o uso de uma linguagem acessível, mas ao mesmo tempo técnica de modo a demonstrar que se preparou para a avaliação, os faz crer que está apto para o cargo.
6. Vestimenta
Atenção ao tipo de vestimenta que você definir para o grande dia. Quando bem escolhida poderá causar uma boa impressão e elevar a sua auto estima, impactando na sua confiança diante os avaliadores.
Uma roupa confortável e discreta é uma boa escolha. Lembre-se, a vestimenta não deve chamar mais atenção do que está sendo apresentado.
Recapitulando, os cuidados em conter as suas emoções na hora da sua avaliação, se preparando com simulados e trabalhando a confiança no que está sendo dito para transparecer segurança, são alguns dos passos para que você conquiste um bom desempenho na sua avaliação. Além disso, é importante estar familiarizado com a banca e as suas exigências, tomando os devidos cuidados com a vestimenta escolhida e o tipo de linguagem utilizada.
Está preparado para tirar essa etapa de letra? A Meta Concursos oferece o preparo, orientação, acompanhamento e principalmente, apoio para quem tem o objetivo de entrar em uma carreira pública. Já foi responsável pela aprovação de diversos alunos em 1º lugar para a área escolhida.
Quer entender um pouco mais sobre a nossa metodologia? Entre em contato clicando na imagem abaixo, até lá.