É possível resolver provas em menos tempo? De quais maneiras? Nesse artigo te daremos algumas dicas para que você consiga otimizar o seu tempo para obter um melhor desempenho no seu exame.

Entrar para uma carreira pública é o sonho de muitos brasileiros. Estabilidade financeira e plano de carreira costumam ser as principais motivações que justificam essa demanda. Por outro lado, é um caminho longo e que exige bastante dedicação do estudante.

O exame para obter uma vaga é extenso, exigindo do candidato atenção constante por um longo período de tempo. E é nesse contexto que muitas vezes o fator tempo pode prejudicar o aluno que está realizando a prova.

Uma dúvida frequente entre nossos alunos é: qual o tempo ideal para se dedicar em cada questão?

Nesse artigo vamos dar algumas dicas para que você consiga se preparar para a sua prova, sem que o tempo se torne um inimigo.

Veja uma prévia da leitura a seguir:

  • Use – e abuse – de simulados
  • Não perca tempo com questões difíceis
  • Deixe as questões de interpretação para o final
  • Faça da sua garrafinha sua melhor amiga
  • Seja expert em cálculos

Dicas para realizar sua prova com mais rapidez

1. Use – e abuse – de simulados

Pode parecer óbvio, mas é através dos simulados que você conseguirá dominar qualquer tema, conseguindo desenvolvê-lo em um tempo menor que o habitual.

Você pode comprar um, ou então criar seu próprio simulado com base em diversos outros que você encontra gratuitamente na internet. Com ele em mãos, cronometre qual o tempo máximo que você demora para realiza-lo.

É importante que você realize o seu simulado imaginando que está realmente fazendo sua prova, assim você conseguirá observar quais temas te demandam mais tempo, e quais você consegue avançar em pouco tempo.

Dessa maneira, você conseguirá no dia do seu exame traçar por quais assuntos começar, deixando aqueles que você tem maior dificuldade por último, e é essa a nossa próxima dica!

Técnicas de Memorização Infalíveis Para Concurso

2. Não perca tempo com questões difíceis

Nossa segunda recomendação é: não se prenda nas questões que você tem dificuldade.

Se após a primeira tentativa você ficar com dúvidas, não continue na questão. Passe para a próxima.

Quando prestamos concurso precisamos otimizar ao máximo o tempo de cada questão, então ao notar que sabe a resposta mas por algum motivo não recorda, continue. No decorrer da prova você conseguirá se lembrar, podendo retornar para a mesma, mas não se prenda.

3. Deixe as questões de interpretação para o final

Textos que demandam mais tempo de leitura também devem ser deixados para o final. Portanto, evite ficar preso em enunciados longos demais, ou de muita complexidade.

Quando você dedica muito tempo nessas questões logo no início, poderá se sentir desgastado e incapaz de realizar outras questões.

4. Faça da sua garrafinha sua melhor amiga

Se manter hidratado durante a prova é primordial, portanto não deixe de levar sua garrafinha.

Um estudo realizado pelas Universidades de East London e Westminster apresentaram que aqueles que bebem água durante a prova possuem um desempenho 5% maior que os demais.

Quer um motivo melhor que esse para tornar da sua garrafinha sua best friend?

Mas vá com calma. Não é pra sair bebendo um galão de água pensando que abrirá seus horizontes. Você vai ficar com vontade de fazer xixi e perderá um tempo precioso com idas ao banheiro.

5. Seja expert em cálculos

Ainda mais se tratando dos concurseiros que buscam trilhar a área Fiscal, é fundamental estar craque na matemática. Isso significa treinar, treinar e treinar muito cálculos para estar afiado na hora da prova.

Faça do seu tempo vago um aliado. Qualquer tempo disponível, seja em uma fila de espera ou no ônibus, procure utilizar para treinar. Lembre-se, saber realizar questões de cálculo com rapidez pode ser o diferencial que irá garantir sua aprovação.

6. Se prepare com boas revisões e resumos

Você sabia que um dos ponto chave para sua aprovação é o seu planejamento?

Quando você cria um planejamento de estudos considerando as matérias que você tem dificuldade e quais você domina, fica bem mais simples criar um cronograma de estudos eficiente.

Isso porque você consegue observar quais matérias exigem maior atenção, e quais demandam apenas uma lida para relembrar a matéria.

Dessa maneira você consegue estabelecer um cronograma baseado nas suas necessidades, e é por isso que a Meta Concursos sempre reforça que o planejamento de estudos é individual, uma vez baseando-se nas necessidades particulares de cada aluno.

Realizar um concurso requer preparação e muita dedicação. Poderão ser utilizados diversos métodos e ferramentas para potencializar a sua produtividade nos estudos, bem como técnicas para memorização.

Para te ajudar nessa etapa, criamos um SUPER EBOOK com dicas para que você consiga criar revisões enxutas, mas muito eficientes para que você consiga reunir apenas os itens mais importantes. Para receber o seu, basta clicar aqui ou na imagem abaixo.