Os estudos da área fiscal devem ser planejados e organizados, já que estamos falando de uma área muito concorrida no Brasil.

Isso porque concursos para a área fiscal oferecem opções atrativas de carreira, bons salários, estabilidade, status e boas condições de trabalho.

Mas, afinal, como começar os estudos para se dar bem e obter uma aprovação na área fiscal? Veja neste post!

A carreira na área fiscal: veja peculiaridades

Antes de falarmos sobre como começar os estudos para a área fiscal, veja um pouco da carreira e outros fatores.

Na área fiscal, há um universo de possibilidades, já que é possível trabalhar, por exemplo, com repressão ao crime, pesquisas, vigilância, dentre outras.

Dificilmente, uma pessoa não encontra algo que não goste de fazer na área fiscal.

Um dos principais cargos almejados na área fiscal é o de auditor fiscal. Na verdade, segundo alguns especialistas, ninguém tinha como foco inicial ser um auditor fiscal, mas devido a algumas vantagens, muita gente vem preferindo cargos nessa área.

Isso porque as vantagens são muitas. O salário, inclusive, é em torno de R$ 30.000. Os cargos oferecem boa estabilidade profissional e financeira e conferem bom status.

Essa área não é fácil de obter aprovação e leva, em média, 2 anos de estudos.

Por isso, veja por onde começar seus estudos, a seguir, e conquiste sua vaga!

Área fiscal: por onde começar seus estudos?

Veja por onde começar seus estudos na área fiscal e tenha uma excelente performance em todas as fases de suas provas:

Faça um planejamento

O primeiro passo é definir um planejamento, no qual você vai definir como será sua rotina de estudos na área fiscal.

Por isso, ao começar a estudar para concurso na área fiscal, defina:

  • Quantas horas estudar por dia;
  • Quais matérias focar mais (veremos abaixo);
  • Como vai eliminar as distrações;
  • Em quais momentos serão de revisão de conteúdos.

Ao fazer um planejamento, você se organiza e consegue monitorar melhor como está seu rendimento.

Vamos, então, ao segundo passo.

Não espere o edital

Se você já é estudante de concursos, já sabe que não pode esperar o edital sair.

Estude através do direcionamento de editais anteriores, assim, terá mais tempo para construir bases mais sólidas de conhecimentos.

Lembre-se que você deve fazer dos seus estudos para área fiscal como um hábito diário, pois o resultado acontece mais com a constância nos estudos do que com a intensidade de carga horária por dia.

Por isso, se baseie no edital anterior e vá, gradativamente, evoluindo nos seus estudos.

Matérias para estudar para área fiscal

Uma das maiores dúvidas na hora de organizar os estudos área fiscal, é quanto às matérias a serem estudadas.

Segundo Roberto Caparroz, auditor fiscal da Receita Federal, ele recomenda estudar primeiro nessa ordem:

  • Direito tributário;
  • Direito administrativo;
  • Direito constitucional.

Nessa ordem de importância, pois são matérias de grande peso e cobrança nas provas para área fiscal. Depois, se organize para estudar essas matérias:

  • Contabilidade;
  • Português;
  • Inglês;
  • Raciocínio lógico;
  • Legislação.

Alguns professores estimam que construir uma boa base desses conteúdos leva cerca de 1 ano. Por isso, sempre veja a carreira fiscal como algo para longo prazo.

Vale ressaltar sobre a matéria de Contabilidade, dê uma importância maior para Contabilidade Geral, Contabilidade Pública e de Custos.

Quanto ao inglês, é mais cobrado sobre a interpretação de textos.

Quanto a matéria de Legislação, dê um foco especial para os impostos de todas as naturezas, por isso, o Código Tributário Nacional deve ser sua prioridade.

Além dos impostos, veja também sobre legislação aduaneira, importação e exportação, pois são conteúdos muito cobrados, então, essas matérias devem ser seu foco nos estudos para área fiscal.

Comece os estudos

Seus estudos área fiscal, no início, você deve optar por 6 a 8 matérias, no máximo. A partir do término de cada uma delas, vá inserindo outra no lugar.

À medida que você for assimilando melhor os conteúdos, diminua a carga horária em algumas matérias e insira uma nova matéria.

Assim, gradativamente, você vai obtendo um rendimento mais robusto nos estudos. Mas nunca abandone uma disciplina, apenas reduza a carga horária, conforme você for assimilando melhor os conteúdos.

E nunca fique mais que 7 dias sem voltar numa disciplina, aos menos, que seja para revisão.

Nunca abandone uma matéria

Pode ser que você seja, por exemplo, expert em Português, mas mesmo assim, nunca abandone por completo essa matéria, pois sua prova pode te cobrar conhecimento pontuais e você precisa estar por dentro.

Isso porque o que você pensava que dominava, é o que pode te derrubar, justamente, porque você teve excesso de confiança.

Resolva simulados e provas

Sempre na sua trajetória de estudos da área fiscal, realize simulados, periodicamente, e resolva provas e questões passadas.

Isso te dá a oportunidade de treinar sua capacidade de entender a lógica, a estrutura de cada questão, conteúdos cobrados, dentre outros aspectos.

Além disso, você vai exercitar sua capacidade de controle emocional, de tempo e fica mais forte mentalmente para o momento oficial de sua prova de concurso.

Você vai fazer concurso para Receita Federal? Então, atenção pra essas dicas a seguir.

Concurso para Receita Federal: como se preparar

Durante seus estudos para a área fiscal, você pode ficar interessando num concurso da Receita Federal, por isso, pode ser necessário mudar um pouco a dinâmica das matérias a serem estudadas. Veja essas dicas:

Troque raciocínio lógico por matemática básica

Sabe por que fazer essa troca? Se você observar o edital da Receita Federal, o Raciocínio Lógico, na verdade, é uma série de conteúdos como estes, então foque nessas matérias:

  • Matemática financeira;
  • Matemática básica;
  • Estatística.

Deixe a disciplina de Estatística para estudar por último, no caso do Concurso da Receita Federal. A Estatística é mais complexa, por isso se dedique bastante a ela, mas nunca abandone as outras matérias mencionadas.

Por fim, você conferiu neste artigo sobre como começar seus estudos na área fiscal.

E você gostou de saber de tudo isso?

Se você está no caminho da preparação para a área fiscal, baixe nosso EBOOK GRÁTIS com os assuntos mais cobrados da Área Fiscal e prepare-se apoiado nos melhores materiais da área de concursos públicos.

No mais, bons estudos!