A trajetória para a aprovação em concurso público é cercada de incertezas e dificuldades. Por esse motivo é comum sentir ansiedade nos estudos.
No entanto, é preciso destacar que nos dias atuais a ansiedade se tornou um dos problemas psicológicos que mais atingem a população mundial. Os sentimentos de angústia e aflição não devem atingir a pessoa que estuda para concursos públicos, sob pena de prejudicar o caminho para a aprovação.
O presente artigo pretende te ajudar a descobrir maneiras de evitar a ansiedade nos estudos. A leitura deste artigo permitirá que você saiba:
- O que é ansiedade?
- Quais são os sintomas da ansiedade?
- Como lidar com a ansiedade nos seus estudos de concursos públicos?
- A ansiedade em quantidade excessiva pode prejudicar os estudos para concursos públicos?
- Como evitar que a ansiedade excessiva prejudique os estudos para concursos públicos?
- Como usar a ansiedade nos seus estudos de concursos públicos de maneira positiva?
O que é ansiedade?
Conforme Ana Regina Geciauskas Lage Castillo, “a ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho”.
Desse modo, a ansiedade é um fenômeno que pode beneficiar ou prejudicar a pessoa.
Explica-se melhor a afirmação anterior: a ansiedade pode estimular a pessoa a agir; no entanto, em quantidade excessiva pode impedir reações, sendo nesse caso prejudicial ao funcionamento mental e corporal do ser humano.
Quais são os sintomas da ansiedade?
Os sintomas variam de pessoa para pessoa. A literatura médica registra os seguintes sintomas para ansiedade patológica:
- Tremores;
- Aflição Excessiva;
- Enjoos;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Falta de Ar;
- Insônia;
- Crises de Pânico.
Realizadas essas considerações necessárias, passa-se a analisar o questionamento central do presente artigo.
Como lidar com a ansiedade nos seus estudos de concursos públicos?
Conforme mencionado anteriormente, a trajetória para a aprovação em concurso público é cercada de incertezas e dificuldades. Quem estuda para concurso público entende bem disso!
Ao mesmo tempo em que você se imagina desempenhando as funções no cargo público pretendido, vem à mente a ideia de que nada dará certo. Com isso, é comum sentir-se ansioso com os estudos.
Ademais, a angústia e aflição não devem atingir a pessoa que estuda para concursos públicos. No entanto a ansiedade é um fenômeno que pode sim, beneficiar a pessoa. Assim é que se mostra essencial para alcançar a tão desejada aprovação em concurso público, utilizar a ansiedade de modo positivo.
A ansiedade em quantidade excessiva pode prejudicar os estudos para concursos públicos?
Antes de destacar como usar a ansiedade nos seus estudos de concursos públicos de maneira positiva, é preciso destacar os prejuízos nos estudos da ansiedade excessiva.
Inicialmente, cumpre anotar que estamos falando aqui de transtorno de saúde, o qual exige auxílio médico. É possível identificar que a ansiedade patológica afeta gravemente o desempenho nos estudos, ocasionando a dificuldade na concentração, o que por si só traz sérias consequências nos estudos.
A dificuldade na concentração corresponde ao famoso bloqueio mental, reduzindo a atenção, concentração e o rendimento nos estudos.
Como evitar que a ansiedade prejudique os estudos para concursos públicos?
Existem algumas práticas simples que possuem como objetivo evitar que a ansiedade prejudique os estudos para concursos públicos:
- Rotina de estudos: a rotina de estudos deverá ser pautada em um planejamento dos estudos, com a escolha de um bom material, organização do lugar de estudo e a definição dos períodos de estudo.
- Descanso, Lazer e Atividades Físicas: em qualquer aspecto de nossa vida, o equilíbrio é essencial. Conciliar os estudos com o descanso, lazer e atividades físicas permitem equilíbrio mental e físico, essencial para uma vida saudável e continuidade nos estudos.
- Cuide de sua saúde e alimentação: a ansiedade pode ser atribuída à alimentação, como forma de amenizar a angústia. Evite o excesso de alimentos industrializados, chocolates, refrigerantes e outros tipos maléficos para a saúde.
- Durma bem: o sono é necessidade vital do ser humano, o qual permite o estabelecimento de uma vida saudável, a consolidação da memória dos pontos estudados e melhora do desempenho nos estudos.
- Evite pessoas negativas ou pessimistas: afaste-se de pessoas que verbalizam que concurso público não é para você ou que você nunca será aprovado.
- Saiba lidar com as críticas: algumas críticas podem afetar a produtividade dos estudos, sendo necessário não se importar de maneira excessiva com elas.
- Controle pensamentos ruins: retire de sua cabeça aquela ideia de que nada dará certo. Recorda-se que os pensamentos negativos indubitavelmente nos trazem sentimentos desagradáveis.
- Procure aumentar a produtividade: utilize algum dos métodos de Gestão do Tempo, a exemplo do Método Pomodoro ou Kaban. Lembre-se que a gestão do tempo é um processo organizacional que deve ser aplicado em qualquer área da vida, sendo plenamente possível a sua utilização nos estudos para concurso público. É possível fazer mais tarefas em um menor tempo possível, sem qualquer perda da qualidade.
- Ouça música e leia livros de assuntos diversos ao objeto de estudo para concurso público: o prazer da leitura e de ouvir músicas permitem a expansão do conhecimento para outras áreas do saber humano.
Como usar a ansiedade nos seus estudos para concursos públicos de maneira positiva?
A ansiedade pode ser utilizada de maneira positiva nos estudos. Em outros termos: é possível usar a ansiedade como verdadeiro estimulante nos estudos para concursos públicos.
Sim, é isso mesmo que você leu! A ansiedade normal pode estimular a pessoa a agir. Dessa maneira, a ansiedade normal pode aumentar o nível de concentração, disposição e energia nos estudos, servindo de verdadeiro estímulo para alcançar a tão desejada aprovação em concurso público.
Desse modo, é possível concluir que a ansiedade pode servir de incentivo nos estudos para concursos públicos, sendo possível lidar com esse sentimento, visando evitar prejuízos para a saúde mental.
Se você está com dificuldades para seguir com a preparação, é fundamental optar por meios de estudos que lhe tragam suporte. Assim, você otimiza seu tempo e evita qualquer tipo de angústia por não estar conseguindo manter um bom cronograma de estudos.
O Meta Concursos é ideal para aqueles que buscam suporte com os seus estudos. Acionando o Coach, você receberá um planejamento de estudos 100% personalizado, onde serão pautadas as matérias mais importantes para que sejam revisadas, e também quais você não deve dedicar tanto tempo.