Me formei, e agora? Como estabelecer metas para conquistar uma colocação no mercado e chegar mais perto dos seus objetivos, ou melhor, como estabelecer esses objetivos?
Quais devem ser os primeiros passos do recém formado que busca uma boa colocação no mercado? Um dos momentos mais desafiadores na vida de um universitário é a partir do momento em que está formado. Nessa etapa, estabelecer objetivos é essencial para o atingimento de uma boa posição na área que pretende seguir.
Além do estresse que é submetido ao aluno no final da sua formação, onde é necessário apresentar trabalhos de conclusões e cumprir estágios, o aluno pode se encontrar mais ansioso que o habitual, e isso é normal. O importante é que existam objetivos pré-estabelecidos para que, com o diploma em mãos, o estudante saiba quais serão suas motivações a partir dali. Mas, como estabelecer esses objetivos?
Na realidade, essa dúvida é muito comum. Por isso, o Meta Concursos separou um passo a passo de quais deverão ser suas prioridades nessa fase da sua carreira.
Me Formei, e Agora?
Por mais emocionante que seja receber um diploma com o seu nome, ele é apenas um papel. Evidente que poderá abrir diversas oportunidades de trabalho, porém você deve ter em mente que o seu diploma não é um free pass para a riqueza.
“Já me formei, posso relaxar”. Quando nos formamos, imaginamos que o trabalho árduo acabou e que agora podemos “relaxar”. Ledo engano, o trabalho acabou de começar. Portanto, se atente para não se acomodar. Contrário ao que alguns imaginam, o seu diploma não vem junto à sua vaga de emprego, portanto não aparecerá alguém à sua porta oferecendo uma emprego como um passe de mágica. A não ser que você more em uma região muito afastada, você terá concorrentes que almejam o mesmo que você. Portanto, você vai ter que correr atrás!
Definindo seus objetivos
1. Onde você quer chegar?
A sua carreira precisa estar alinhada aos seus valores para que se torne algo satisfatório para você. Portanto, o primeiro dos três passos consiste em definir onde você busca chegar. Você pode estabelecê-lo a partir dos seguintes questionamentos:
- Quais são meus valores?
Quais princípios conduzem sua vida? Autonomia, estabilidade financeira, segurança?
- Onde você se sente mais apto à trabalhar?
A partir da primeira resposta, você pode estabelecer qual ambiente é mais adequado, alinhado aos seus valores. Um ambiente mais competitivo, ou mais relaxado?
Você prefere um ambiente com mais autonomia ou com uma hierarquia forte? Estabeleça o que for mais agradável para você, crie um ambiente ideal.
- O mais te motiva?
O que de fato te impulsiona a acordar todos os dias e ir à luta? Quais situações, acontecimentos, e características do dia que costumam te motivar ao acordar?
2. Como chegar lá?
O próximo passo é definir como chegar aonde quer. Grande parte das pessoas não criam planejamento para atingir o seu objetivo, o que não está totalmente errado. Porém, as chances são maiores de obter êxito.
O planejamento não significa ter um caminho fixo traçado, mas estabelecer quais ações irão potencializar as chances de obter sucesso no que planeja fazer.
Observe alguns exemplos de pontos essenciais para reflexão do recém-formado:
- Você possui os conhecimentos necessários para atuar na sua área? Se não, o que precisa ser trabalhado? Seja específico, aborde quais cursos são interessantes para a sua preparação e em que espaço de tempo você pretende realizá-los.
- Caso não tenha experiência nenhuma na área que queira seguir, busque projetos em que possa colocar em prática o seu conhecimento, buscando enriquecer o seu currículo.
- Conheça pessoas da área. Converse bastante, pergunte sobre o dia a dia, o que é exigido. Dessa maneira você ficará familiarizado com o cotidiano na área que busca seguir, e se realmente bate com os seus valores.
3. Prepare-se!
O terceiro e último passo é se destacar diante seus concorrentes. Se prepare, conheça o mercado, pesquise, estude!
Conheça os planos de estudo do Meta Concursos
Pesquise a fundo o setor, quais funções você será encarregado, quais serão os desafios e oportunidades dentro da área que você quer seguir.
Outra dica é pedir feedback de amigos e colegas que seguem essa área, assim você pontua seus pontos fortes para utilizá-los como diferencial, e os fracos para que você consiga melhorar.
Me formei, será que devo prestar um concurso público?
Optar por prestar um concurso público é uma ótima maneira de ingressar no mercado de trabalho com uma boa remuneração. Para isso, o recém-formado precisa de muito empenho e dedicação para se preparar para o exame. Por outro lado, conquistando sua vaga, é uma garantia de estabilidade financeira e crescimento profissional. Além de:
- Estabilidade Funcional: Você corre risco de ser mandado embora somente mediante à uma infração grave de algumas das regras estabelecidas pelo Estatuto Funcional ou Regimento, como insubordinação, por exemplo.
- Melhor remuneração: A remuneração do cargo público costuma ser superior aos outros empregos no mercado, o que desperta bastante interesse. Agora, se você já é graduado, as chances de obter uma boa remuneração são ainda maiores.
- Maior qualidade de vida: Além das férias anuais, o funcionário público também recebe o recesso de final de ano, o que dá mais tempo livre para estar junto à família e amigos.
- Facilidade financeiras: Funcionários públicos conseguem bons financiamentos, seja para comprar aquela casa dos sonhos, ou então aquele carro do ano que sempre quis.
O Meta Concursos pode te ajudar na conquista da tão sonhada vaga na carreira pública. Nossa metodologia se baseia no alinhamento de um planejamento de estudos juntamente ao coachee, onde serão estabelecidas as matérias que devem ser estudas e em quanto tempo, levando em consideração o tempo disponível do aluno. Dessa maneira, você obtêm um rendimento de maneira prática e didática.