Você é aluno de concurso e desconhece qualquer técnica para memorização? Saiba que você pode estar perdendo uma grande oportunidade de otimizar o seu tempo de estudo e o avanço na sua matéria. Para te ajudar a reestruturar seu planejamento, criamos esse artigo que pontua as técnicas de memorização mais utilizadas pelos alunos de concurso. Confira!

Obter uma boa memória ao ponto de conseguir recordar de textos e citações referente a matéria é o desejo de muitos daqueles que pensam em prestar um concurso. Semelhante a prática de exercícios, a memória pode ser desenvolvida através de estímulos frequentes que a longo prazo irão potencializar a fixação do conteúdo.

Uma técnica muito conhecida por concurseiros para manter a matéria vívida na mente é através da metodologia Mnemônica, no qual consiste na associação do que precisa ser lembrado com algo de mais fácil memorização. Adiante você entenderá a metodologia e como você pode aplicá-la no seu planejamento para desenvolver a sua memorização.

O que são técnicas mnemônicas?

A técnica mnemônica —  nome designado por influência da Deusa da Memória na mitologia Grega, Deusa Mnemosine —  é baseada na utilização de estratégias com o objetivo de acelerar a forma como fixamos algo em nossa lembrança.

No geral essas técnicas permitem, através da associação do que você quer memorizar a algo que para você seja mais simples de recordar, acelerar a forma como são assimiladas as informações na sua memória.

Por meio delas, você pode não apenas potencializar a absorção de conteúdos importantes, mas obter auxilio para a sua organização pessoal e no seu desempenho como profissional. Isso quando bem aplicadas, é claro. E para que você as utilize como bons aliados, apresentaremos algumas técnicas para que fique claro no momento em que você for estruturá-las na sua estratégia.

Técnicas para memorização

1. Crie acrósticos e acrônimos

  • Acrósticos

Essa técnica para memorização utiliza pequenos grupos de caracteres ou grupos de palavras ao invés de sentenças inteiras. Os acrósticos simbolizam palavras construídas por letras que representam outra palavra.

Criar acrósticos é ideal para ocasiões que você precisa memorizar algo mais complexo ou extenso. Digamos que você precise decorar algo que possua muitos componentes, com essa técnica você pode marcar na sua mente a primeira letra de cada um deles, criando frases que indiquem o que você busca memorizar. Por exemplo, você precisa memorizar a competência jurídica da União:

Civil, Agrário, Penal, Aeronáutico, Comercial, Eleitoral, Trabalho, Espacial de, Processo, Marítimo.

Concorda que ficaria muito mais difícil de recordar na hora do seu exame todas as competências, uma por uma, do que a pequena frase “Capacete de PM”? Essa é a ideia.

  • Acrônimos

Já os acrônimos significam palavras formadas através da junção de letras de um grupo de palavras, que pode lhe auxiliar na absorção de assuntos não tão extensos, mas ainda sim de difícil memorização. Um exemplo de acrônimo é a ANATEL, que representa Agência Nacional de Telecomunicações.

2. Capriche na ilustração

Existem muitas pessoas que possuem memória visual apurada, e se você for uma delas, use e abuse dessa técnica.

O nosso cérebro responde muito bem a estímulos visuais, e por isso uma técnica bastante eficaz é a memorização por meio da combinações de imagens. Aqui não precisa economizar na criatividade, é para caprichar mesmo.

Criando estímulos visuais sobre algum conceito ou dado abstrato em um dado concreto, as chances de recordar são muito maiores quando comparado à leitura tradicional.

3. Palácio da memória

Outra técnica para memorização matadora para que você possa recordar com maior facilidade a matéria e otimizar o tempo dedicado aos seus estudos é através do método Palácio da Memória.

Utilizada pelo campeão mundial de memória Clemens Mayer para memorizar 1040 dígitos aleatórios em meia hora, o método Palácio da Memória trabalha com associações do que você quer gravar com objetos específicos de lugares que você conhece. A cada momento que você pensar nesses objetos, uma das coisas que você precisa lembrar surge na memória.

4. Crie questionários

Como mencionado anteriormente, o estudante pode aprimorar sua capacidade de memorização através de exercícios práticos.

Uma maneira simples e bastante divertida de memorizar o conteúdo do seu exame é pedir auxílio aos seus amigos. Divida o conteúdo e peça que seus amigos preparem um questionário. Dessa maneira, você pode dar uma “aula”, onde será apresentado todo o conteúdo que foi estudado, respondendo o questionário produzido por eles ao final da aula. Os debates estimulados por questionários potencializam seu aprendizado e é umas das técnicas de memorização que possui o maior desempenho a longo prazo.

5. Crie canções

Por fim, canções, mais especificamente as paródias são uma ótima alternativa para memorizar o conteúdo. As canções possuem grande poder de memorização, auxiliando na absorção de temas mais complexos.

Essa técnica exige um pouco mais de criatividade do aluno, mas no mundo digital que estamos inseridos acredito que você consiga buscar inspiração tranquilamente em alguma plataforma de streaming, vulgo Youtube.

Mesmo levando em consideração as nossas dicas para controlar a ansiedade no período pré concurso, é normal que você se sinta nervoso no exame e acabe esquecendo de conteúdos importantes.

Todas as técnicas para memorização que descrevemos possuem o objetivo de te ajudar com o nervosismo e auxiliar na consolidação de conteúdos importantes e essenciais na sua lembrança, auxiliando na sua ingressão na carreira pública.

Por fim, para traçar essa barreira com um pé a frente dos seus concorrentes, conte com o auxílio do Meta Concursos. Através da nossa metodologia, você receberá um planejamento de estudos alinhado aos seus objetivos.

No Meta Concursos o planejamento é totalmente personalizado de acordo com as particularidades de cada aluno, buscando traçar a melhor estratégia objetivando a sua ingressão na carreira pública.