Do que se trata a neurociência da aprendizagem? Entenda um pouco mais sobre o assunto e como ele pode auxiliar na estruturação de um planejamento de estudos mais eficiente.

Embora seja comum vermos estudantes de concurso debruçados horas a fio na frente dos livros, essa prática não é bem vista pela neurociência e muito menos para a efetividade da sua aprendizagem.

Descuidar do bem-estar físico e mental prejudica não apenas a sua saúde, como interfere na absorção de todo conteúdo estudado. E como qualquer concurseiro, a assimilação dos conteúdos com eficiência e rapidez é ideal para otimizar um tempo valioso dedicado aos seus estudos.

Mas como potencializar a sua produtividade nos estudos sem colocar em risco a saúde?

Se você quer otimizar o seu tempo de estudos, é importante se manter bem alimentado, hidratado e descansado como um todo. É por isso que dedicar noites em claro aos estudos pode parecer uma boa alternativa a curto prazo, mas com o tempo pode interferir diretamente na sua saúde física e mental.

Para te dar uma ajudinha, separamos algumas práticas que são bem vistas pela neurociência para que você consiga dar continuidade a sua preparação sem afetar a sua saúde e bem estar.

Neurociência da Aprendizagem: Potencializando seus estudos de uma forma saudável

1. Associe emoções ao tema

Tudo que diz respeito aos estudos é racional. Será mesmo?

A neurociência explica que quando você associa uma determinada informação a um sentimento positivo, o seu cérebro conseguirá retomá-la com maior facilidade, auxiliando a sua aprendizagem.

Vou te dar um exemplo. Quando entramos no ensino médio e as matérias começam a dificultar, alguns professores recorrem a criatividade para ajudar os alunos com a memorização.

Em cursinhos pré-vestibulares também é bem comum encontrar professores que utilizem piadas ou associações engraçadas sobre o conteúdo da aula afim de atrair a atenção e facilitar a fixação do conteúdo.

Por outro lado, sentimentos negativos como a raiva, tristeza e o medo atuam na direção oposta e ocasionam numa aprendizagem de baixa qualidade. Por isso, priorize sentimentos alegres e engraçadas para uma memorização eficiente.

Músicas e paródias que incluam temas complexos podem funcionar muito bem. Veja o vídeo desse professor que recorreu a paródia para abordar a acentuação:

2. Estabeleça um estilo de aprendizado

Não existe uma receita de bolo para o aprendizado. O cérebro humano é bastante complexo, estabelecendo formas distintas para absorver algo. A metodologia que funciona para você, pode não funcionar para outra pessoa. Por isso, não insista em métodos que não forem eficientes para você.

Muitos que utilizam as técnicas de memorização conseguem progredir com os estudos, mas se você não consegue se concentrar, ou está sentindo muito cansaço, é importante considerar outras formas de estudo.

Se você absorve melhor ao ouvir uma aula, experimente gravar áudios. Uma ótima opção também é recorrer a vídeos no youtube, pois o estimulo visual facilita muito a assimilação do conteúdo. Você também pode criar desenhos ou mapas mentais. O importante é encontrar uma metodologia que funcione para você.

3. Mantenha e corpo e mente ativos

A quantidade de matérias e temas exigidos no edital pode cooperar com que o estudante sinta-se ansioso e até angustiado para colocar em dia todas as matérias. É justamente por isso que as atividades físicas devem estar no seu cronograma da semana.

Fazer atividades físicas pode parecer supérfluo quando temos uma pilha de apostilas em casa para estudar. Porém, os exercícios físicos são uma prática fundamental para manter a saúde e a qualidade de vida. Exercícios físicos regulares, em especial os aeróbicos, ajudam a manter sua mente tranquila e alheia a pensamentos sabotadores. Além de liberar o estresse da rotina, que acaba interferindo na sua aprendizagem.

4. Elimine os “ralos” de atenção

Só mais uma olhadinha… e lá se foram 30 minutos de estudo desperdiçados nas redes sociais. Quando dividimos o nosso foco entre diversos outros estímulos no decorrer dos estudos, tornamos o aprendizado muito lento e ineficiente.

Eu sei que pode parecer impossível não dar aquela espiadinha nas notificações. Vai que é algo importante ? 🙈

Embora aparente ser inofensivo, essa simples ação pode prejudicar muito a sua preparação para concursos públicos.

A concentração é algo fundamental para um estudo eficiente. Por isso, pessoas conversando alto, redes sociais abertas, televisão no mudo ou qualquer coisa que tire sua atenção são muito prejudiciais para a sua memorização.

Quando você cria muitas interrupções, você está enviando uma mensagem inconsciente para o seu cérebro de que aquelas informações lidas não são tão importantes, o que dificulta a fixação.

Uma ótima forma de desviar qualquer distração que possa existir, mas sem sentir-se esgotado, é através do Workflow. Essa extensão do Chrome permite filtrar quais sites você pode acessar enquanto estiver estudando. Passado o prazo estabelecido, uma sirene é acionada, desbloqueando por 5 minutos o acesso aos sites como facebook, instagram ou qualquer um que lhe tire a atenção.

Pronto para colocá-las todas em prática? É importante que você entenda que o planejamento de estudos é a base para a sua ingressão nos concursos públicos. Por isso, leve a sério o seu cronograma, mas sem colocar a sua saúde em risco.

É normal ficar ansioso com os exames e com a quantidade de matérias, mas você precisa controlar esse estímulo para que ele não venha a te prejudicar no dia do exame.