A vida de concurseiro não é fácil: além de toda a dedicação e esforço que constantemente são exigidos do aluno, ainda sim estaremos sujeitos ao erro. Seja você um concurseiro de primeira viagem ou de nível sênior, é normal cometer alguns deslizes no decorrer da sua trajetória, mas é fundamental compreendê-los para que você consiga se aprimorar e sair em vantagem meio aos seus concorrentes.
A seguir apresentaremos os erros mais comuns em Concursos Públicos e que poderão prejudica-lo na sua jornada. Observe quais deles você pratica, buscando alinhar mudanças para tornar a sua tão sonhada vaga cada vez mais próxima.
Conheça os 7 principais erros em Concursos Públicos
1. Não ler as questões da maneira adequada
Leitura e interpretação: dois dos principais erros que ocorrem durante as provas de concurso, e o tempo costuma ser um dos motivos para que isso ocorra. Saber ler e interpretar as questões é fundamental para conseguir entender o que a banca quer com o enunciado. Se o prazo for o problema, observe algumas dicas para tornar a leitura das questões mais eficiente:
- Realize uma leitura superficial da questão e em seguida já parta para as alternativas. Dessa maneira, você consegue se situar sobre o assunto da questão rapidamente.
- Após a análise, defina qual a ideia central proposta no enunciado.
- Releia novamente, eliminando todas as alternativas contraditórias. Lembre-se de se manter sempre atento as pegadinhas que poderão surgir.
Uma ótima dica é: estude — e muito — as questões da sua banca. Use e abuse dos editais anteriores, isso irá ajudá-lo a lidar melhor com as pegadinhas, além de ficar familiarizado com as questões que serão solicitadas.
2. Começar a estudar tarde demais
Esperar o seu edital sair para aí sim, começar a estudar é dar um tiro no pé. Assim que lançado o edital, o aluno terá em média 2 meses para estudar todo o conteúdo proposto no edital.
Levando em consideração os demais alunos que utilizaram os editais anteriores para estudar, montando um planejamento de estudos eficiente e voltado aos seus objetivos a longo prazo, me responda: o aluno que deixou para estudar em cima da hora terá alguma chance?
Bom, pode até ter, mas é bem mais difícil, não concorda? Evite contar com a sorte, estabeleça métodos.
3. Não se preparar para todas as matérias
Se você comete o erro de começar a estudar tarde demais, com certeza também não conseguirá se preparar para todas as matérias exigidas no seu edital.
Devido a falta de tempo, muitas vezes o candidato acaba selecionando quais conteúdos irá estudar entre todas as outras disciplinas, só que contrário à esse candidato, os outros estudaram todo o conteúdo proposto, e serão eles que irão obter o melhor resultado, ou até a sua vaga.
Portanto, não se deixe levar pela ilusão de “já sei a matéria por alto”, lembre-se que cada questão conta muito para passar.
4. Indecisão quanto a área que busca seguir
Outro erro é mudar frequentemente o seu foco. Se você não tem total certeza de qual área quer trilhar, busque estabelecê-la antes de se introduzir ao mundo dos concursos.
É muito comum observar estudantes prestando concursos públicos para a área policial, e depois tentando para a área fiscal, por exemplo. Porém, se você não escolher uma área específica, baseando seus estudos nela até o fim, o caminho para o seu sucesso na carreira pública será bem mais demorado.
5. Não estabelecer metodologias de aprendizagem e memorização
Passar em um concurso é gratificante, mas é uma tarefa árdua. O conteúdo exigido pelo edital é amplo, e o aluno precisa aliar-se a ferramentas para para cooperar com a sua aprendizagem, buscando potencializar seus estudos. Você gosta de escrever resumos? Talvez um mapa mental possa ser o ideal para assessorar seus estudos. Absorve melhor com vídeos? Então tente buscar vídeo-aulas para te trazer suporte.
Esse erro está diretamente ligado com o autoconhecimento, portanto observe quais metodologias são adequadas para você e comece a implementá-las.
Técnicas de Memorização Infalíveis Para Concurso
6. Demorar tempo demais para treinar com questões
O momento da prova é difícil para qualquer estudante, estamos sendo testados e é super normal que fiquemos nervosos. Porém, esse nervosismo pode ser combatido com uma simples tática que é frequentemente deixada de lado pelos estudantes: estudar por meio de questões da sua banca.
Quando você pega questões dos anos anteriores, além de ficar familiarizado com os tipos de questões exigidas, também fica a par de quais pegadinhas são utilizadas para que você não caia em nenhuma delas.
7. Não pedir ajuda quando preciso
Mesmo estudando sozinho com todo o empenho que eu sei que você tem, às vezes precisamos de um apoio daqueles que já conhecem o caminho das pedras e podem te auxiliar com insights e dicas para tornar a sua trajetória mais clara e objetiva.
Invista em um coach de concursos públicos especialista na área que você busca seguir. Ele poderá tirar suas dúvidas, indicar quais matérias possuem maior peso para que você dedique mais o seu tempo, bem como criar um planejamento de estudos alinhado ao seu objetivo, no prazo em que você estabelecer na reunião inicial.
E então, notou se você comete algum desses erros? É hora de alinhar mudanças para que o seu próximo ano seja repleto de conquistas e realizações. Para o alto e avante, aluno.