Será que prestar concurso público é o ideal para você?

Conquistar uma vaga em um concurso público é o grande sonho daqueles que buscam estabilidade e bons salários, muitas vezes sendo considerado como a melhor opção de carreira. Porém, ficamos com o seguinte questionamento: será que o concurso público é para todos? Para saber mais, é só continuar com a gente.

Ingressar em um cargo público é uma grande oportunidade, propondo ao concurseiro estabilidade, remuneração compatível com o cargo, licenças remuneradas e jornada de trabalho reduzida, atrativos esses bastante convincentes e que justificam o empenho e dedicação daqueles que buscam por uma vaga.

Quem pode se candidatar?

A princípio, podemos afirmar que qualquer pessoa que atenda os pré-requisitos exigidos pelo cargo, poderá prestar concurso. De acordo com a lei 8.112/90 do artigo 37 da Constituição Federal do Brasil, para que o cidadão possa usufruir do seu direito, ele precisa:

  • Desfrutar dos direitos políticos;
  • Possuir o nível de escolaridade exigido para o cargo em questão;
  • Estar apto físico e mentalmente;
  • Ser maior que 18 anos;
  • Estar em quite com suas obrigações militares e eleitorais;
  • Ter nascido ou obter nacionalidade brasileira;

Se o estudante não estiver de acordo com qualquer um dos itens listados acima, estará impossibilitado de realizar o concurso. Porém, existem outros fatores que poderão impedir a sua participação em determinados processos:

Candidatos com passagem pela polícia

Poderá prestar concurso o candidato que não tenha sido condenado pela justiça, caso contrário, ficará impedido. Entretanto, concursos para juiz, promotor e para a polícia não aceitarão candidatos com ficha criminal. Devido à natureza das suas operações, o futuro profissional não pode ter tido qualquer atrito com a lei no passado.

Servidores demitidos ou exonerados

Aquele que, por iniciativa própria, optar por deixar seu cargo, será impedido de tomar posse de qualquer outro cargo público em que for aprovado, independente do motivo da sua saída. No caso do servidor ter sido demitido, o mesmo poderá prestar concurso novamente 10 anos após sua demissão.

Obrigações Eleitorais

Se o candidato não houver votado, nem justificado a sua ausência na última eleição, será impedido de assumir o cargo se aprovado. Porém, é uma pendência fácil de ser resolvida, basta o candidato regularizar sua situação em qualquer cartório eleitoral.

Idade

Como já mencionado, candidatos menores de 18 não podem prestar concurso público. Por outro lado, existem concursos que permitem que candidatos de 17 anos possam se inscrever, desde que completem a maioridade antes da data de inscrição ou mesmo até a data da posse do cargo.

Quanto a idade máxima, alguns concursos estabelecem a máxima de 70 anos incompletos, tanto para homens como para mulheres. No caso de alguns tribunais, a idade máxima pode cair para 65 anos.

Tatuagens:

De acordo com o Supremo Tribunal Federal, foi estabelecido que os editais não podem proibir a participação de candidatos com tatuagens. Por outro lado, há algumas exceções como tatuagens com desenhos violentos, que façam apologia à tortura, ou com conteúdo preconceituoso.

Todas esses requisitos estarão descritos no edital do concurso que você irá prestar, o que reforça a importância da leitura do seu edital para observar se possui os requisitos básicos para ingressar no cargo.

Como se preparar para um concurso público?

A nossa primeira dica para iniciar sua preparação com o pé direito é inicia-la antes da publicação do edital. Existem alguns concursos que são recorrentes — inclusive os mesmos que pagam os maiores salários — e devido sua regularidade, faz muito sentido continuar estudando, mesmo que o último edital tenha sido anunciado recentemente, e não obtiver previsão para o próximo.

A forma que você deve estudar precisar estar alinhado com o método que melhor agrega no aproveitamento do seu aprendizado. Sozinho, ou em grupo. Online ou presencialmente. Escolhida a forma que você irá estudar, você precisará estabelecer uma rotina de estudos, criando um planejamento para acompanhar seu desempenho e garantir a melhor preparação para o seu concurso.

Se você já está com o seu futuro profissional como funcionário público definido, é fundamental que você se mantenha informado sobre os editais publicados e concursos previstos. Assim, você sempre estará por dentro das novidades e melhores oportunidades para atingir o seu objetivo de ingressar na carreira pública.

Por fim, você também pode contar com o suporte de um coach especializado em concursos públicos para te auxiliar na sua trajetória. Optar por um coaching te traz suporte para a criação de um planejamento de estudos eficiente e alinhado aos seus objetivos, onde você irá obter insights de um profissional que já realizou concursos inúmeras vezes e poderá te dar dicas de como se sair melhor. Entre outros benefícios que você terá no decorrer da mentoria.

Esperamos ter esclarecido suas dúvidas sobre quais são os requisitos mínimos para poder concorrer à uma vaga em um concurso público. Podemos já adiantar que o processo é árduo, mas que trarão lindos frutos no futuro. Sinta-se a vontade para acessar outros conteúdos clicando aqui.