Afinal, quais os principais mitos relacionados aos concursos públicos? Eles podem atrapalhar a busca de sua aprovação?

Muitas pessoas ainda deixam de se inscrever em concursos, por acreditar que não têm chances de serem aprovadas, nomeadas ou por crenças de que não têm condições para pleitear um cargo público.

Fique aqui e veja algumas informações falsas do universo do concurso público e não caia nessas crenças limitadoras. Acompanhe!

Conheça os principais mitos de concursos públicos

Em tempos de muita informação, há pessoas ainda que encaram algumas fake news como verídicas, e isso acaba atrapalhando quem pretende prestar um concurso público.

Veja, agora, algumas crenças equivocadas ou mitos a respeito dos concursos públicos:

1 – Candidatos com nome no Serasa não podem tomar posse em concurso

Segundo o professor renomado, Francisco Baptista, da área de Direito Constitucional, não há problema em uma pessoa com nomes em órgãos de proteção ao crédito participar de um concurso público ou até mesmo ser nomeada para a carreira pública.

Embora pode ser que exista alguma restrição em editais que são voltados para área fiscal ou bancária. Por isso, o candidato apenas precisa estar atento a esse detalhe, mas ter restrição no nome não é uma regra geral impeditiva.

2 – Não é permitida a realização de concurso público em ano que temos eleição

Outro mito sobre concurso público diz respeito à proibição de ter concursos em ano eleitoral, o que é um equívoco.

Seja quanto à divulgação de editais ou aplicação dos exames ou provas. O que pode ser mudado é em relação à posse dos concursos públicos.

Pois bem, o que não é permitido é a nomeação de pessoas aprovadas em concursos homologados depois do período eleitoral, que conta prazo de 3 meses antes da realização do primeiro turno.

Contudo, quanto aos concursos para o Judiciário, Tribunal de Contas e Tribunais de contas, não existe esse tipo de impedimento de posse em ano de eleição.

3 – Um concurso já tem as pessoas “marcadas” para assumir

Isso é outro mito de concurso público, há pessoas que afirmam que concurso é um “jogo de cartas marcadas”, o que não procede.

A maioria dos concursos ocorrem de forma ética, e você pode confirmar isso ao observar e conversar com seus amigos, já aprovados e nomeados em concursos.

4 – Somente as pessoas mais inteligentes são aprovadas

Mais um mito de concurso público é quanto à afirmação de que é preciso ser um gênio ou nerd para ser aprovado em concursos.

O que é verdade é: para ser aprovado, a pessoa precisa estudar com foco e disciplina e ter visão mais a longo prazo.

5 – Quem trabalha não consegue ser aprovado, pois não tem tempo para estudos

Segundo o professor Francisco Baptista, para ser aprovado em concurso público, mesmo se a pessoa trabalhar, ela consegue estudar de 2 a 3 horas por dia e ser aprovada.

Contudo, nesses casos, a aprovação leva um pouco mais de tempo, algo a médio prazo.

Mas quem diz que não estuda para concurso porque não tem tempo, está procurando desculpas para não estudar.

6 – É preciso abrir mão de lazer e de sair com os amigos

Os especialistas garantem: estudar para concurso não pode ser uma tortura. Não é preciso abrir mão de lazer, mas apenas buscar ter equilíbrio.

E o aluno deve achar tempo para fazer atividades físicas e sair com os amigos, pois isso ajuda a equilibrar a saúde física e mental.

E quem pensa que é preciso abrir mão de muita coisa e que não vale a pena, é que está mais propenso de ser reprovado. Ou de nem iniciar nos estudos por pura falta de objetivo e determinação.

O segredo, portanto, é ter moderação.

7 – Os concursos vão acabar devido à crise econômica

Outro mito sobre concursos público diz respeito à possibilidade de não ter concursos, devido a uma situação de crise econômica. Até porque a máquina pública não pode parar, e por isso, é necessário fazer novas contratações de servidores.

Outro ponto é que é preciso preencher vagas, devido às aposentadorias que vão ocorrendo e outras formas de vacância dos cargos públicos.

E quanto a reforma administrativa, se houver, o que pode acontecer é a oferta de vagas para novos tipos de cargos ou funções. Mas falar que os concursos vão acabar é uma falácia.

8 – Aposentados não podem participar de concurso público

Falar que aposentados não podem prestar um concurso ou mesmo tomar posse é outro mito relacionado aos concursos.

Aposentados do setor privado podem sim ser aprovados e nomeados em concursos. Somente no caso de aposentado do setor público é que há algumas restrições na hora de tomar posse.

9 – Pessoas com mais de 50 anos não têm chances

Claro que alguns concursos têm restrições de idade, embora os concursos da Polícia Militar, por exemplo, não têm limite de idade.

Então, candidatos com mais de 50 anos de idade podem conquistar um cargo público.

O que pode haver é um pouco mais de dificuldade na hora de se prepararem ou estudarem, devido a necessidade de conciliar o estudo com a família, filhos e trabalho, por exemplo.

Mas não se pode afirmar que concurso é apenas para pessoas jovens. Até porque se a gente observar, existem muitas pessoas que são nomeadas e têm idades mais avançadas.

Para terminar, você conferiu os principais mitos de concursos públicos. Como visto, alguns pontos foram esclarecidos a respeito de informações errôneas.

Agora, que você conhece essas crenças não verídicas, vale a pena focar no seu objetivo da carreira pública e estudar com determinação para alcançar o seu sonho da aprovação.

Fique aqui no site e veja mais conteúdos de valor como este de hoje. Aproveite e compartilhe esse post com quem precisa?