1. Defina o concurso ou área de estudo

Antes de iniciar os seus estudos, é fundamental que defina para qual área vai estudar. Se vai fazer área fiscal, área policial, área de tribunais ou outra qualquer. Um erro muito comum dos alunos é ficar mudando seu foco a cada edital lançado, acaba que não se prepara bem para nenhum concurso. Pense sempre a longo prazo!

2. Forme uma base de estudo

Antes de já querer estudar disciplinas específicas, forme uma base sólida nas disciplinas básicas, aquelas que são cobradas em qualquer concurso. Por exemplo, se vai iniciar sua preparação para área fiscal, comece estudando Contabilidade, Português, Exatas (Matemática Financeira ou Raciocínio Lógico Matemático), Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário.

3. Encontre o melhor método de estudos

Primeiramente, não se deixe levar pelo o que outras pessoas falam, você deve usar o método que funciona para você. E é nosso objetivo ajudá-lo a encontrar o método mais eficaz para você. A individualidade e a realidade de cada aluno devem ser respeitadas.

Existem vários métodos de estudo:  vídeo-aulas, a leitura de livros ou PDFs, resumos (a mão ou no computador), destacar os pontos mais importantes no material, mapas mentais e outros, o que importa é que você esteja confortável, concentrado e feliz com o método que utiliza. 

4. Crie uma rotina e um ambiente adequado para os estudos

Crie o hábito de estudar todos os dias, crie uma rotina, preferencialmente nos mesmos horários. Um dos segredos dos vencedores em concursos públicos é a regularidade nos estudos.

Importante também ter um local adequado para os estudos, arejado com boa iluminação e sem barulhos. Antes de iniciar os estudos, organize o ambiente e deixe a mão todo o material que for utilizar, como livros, canetas, laptop, tablet e também água e algum lanche.

Um concurseiro passa muito tempo sentando estudando, invista em uma cadeira de qualidade, evitando que você sofra com dores nas costas e pescoço.

5. Faça Revisões e Resolva Questões – Pratique, pratique, pratique…

A quantidade de disciplinas que caem em um concurso normalmente é muito grande, os conteúdos que você precisa estudar e aprender são gigantescos. Dessa forma é necessário que você faça muitas revisões e resolva bastante questões.  No planejamento dos meus alunos uso três pilares para o sucesso nas provas – ESTUDO DA TEORIA + REVISÕES CONSTANTES + RESOLUÇÃO DE QUESTÕES.

6. Pratique com os simulados

Não recomendo fazer simulado, quando você está começando a estudar, é como se pesar na primeira semana de dieta.

Depois que atingir uma maturidade nos estudos, ou seja, que já tenha estudado uma quantidade razoável de conteúdo, aí sim, comece a fazer simulados. Faça uma simulação de uma prova real, 4 horas seguidas resolvendo questões, parar apenas para ir ao banheiro. Veja como você está se saindo e como seu corpo reage. Não deixe para testar apenas no dia da prova, você já tem que chegar na prova sabendo o que tem que fazer, saber a velocidade que tem que utilizar, por qual disciplina começar a prova, separar o tempo para marcar o cartão resposta. E principalmente, controlar a ansiedade.

7. Concurso não é sorte é dedicação e motivação

Não tenho a fórmula milagrosa do sucesso, se eu te prometesse isso, estaria sendo desonesto. Mas, juntos chegaremos lá, ou seja, não adianta você ter o melhor material do mundo, tempo para estudar, contratar um super Coach e não fazer sua parte. Sempre falo para meus alunos que o principal para passar em concurso é necessário 3 componentes: dedicação, dedicação, dedicação. Você tem que se manter motivado. Claro que terão momentos em que vai bater o desânimo, nessa hora converse com alguém que está estudando para concurso também, converse com alguém que já passou por isso. E se tiver um coach, converse com ele. Hoje, eu escuto que tive sorte, mas sorte não tem nada a haver com isso.

8. Adquire um material adequado

Hoje, temos diversos materiais, de tudo que é tipo. É importante você adquirir materiais atualizados e de qualidade. Converse com alunos mais experientes e peça dicas. O ideal é você utilizar o melhor material de cada disciplina. Sei que comprar materiais separados sai muito mais caro, se não for possível compre um pacote e depois adquira uma outra disciplina isoladamente. Uma dica fundamental, quem tem que gostar da didática do professor é você, assista e leia as aulas demonstrativas para conhecer o professor.

9. Planeje sua semana

Faço isso há anos e tem dado certo. Tire quinze minutinhos de seu domingo para planejar a sua semana. A curto prazo fica mais fácil planejar, você sabe se tem dentista essa semana, se vai levar o filho ao médico, se tem uma viagem a trabalho, ou qualquer outra coisa.

Planeje todos os seus compromissos da semana, e principalmente os horários de estudos. Já veja seu planejamento e separe os materiais que vai usar. Você vai ver como fica mais fácil atingir os objetivos e como é gratificante chegar ao final da semana cumprindo com seu dever.

10. Atividade Física, Alimentação e Sono

Tire umas horas na semana para uma atividade física, nem que seja uma caminhada três vezes na semana. Tenha uma alimentação balanceada e saudável, e claro, tenha uma boa noite de sono. O descanso é muito importante no seu estudo, é durante o seu sono que o que você estudou durante o dia é memorizado, além disso dormir menos do que o necessário, atrapalha o estudo do dia seguinte.

11. Evite o Netflix, redes sociais e o Whatsap

Esses são os maiores inimigos do concurseiro. O uso de redes sociais e do Whatsapp é até muito útil em certos casos, temos diversos grupos onde informações valiosas são repassadas. Eu tenho um grupo e um canal no Telegram, onde passo dicas e informações sobre concursos. Também converso muito com diversos concurseiros, meus alunos ou não, pelo WhatsApp, estou sempre a disposição para ajudar.

Agora, o Netflix é um problemão, se você começar a assistir uma série boa então, vai tomar um tempo precioso nos seus estudos. Se dedique agora e depois que passar veja todas os seriados do mundo.

12. Lazer

Separe também algumas horas da semana, para seu lazer, pode ser o futebol das quartas e domingos, mas sem exageros, ou mesmo assistir um filme ou passear com a família.

Quando entramos no mundo dos concursos públicos, sabemos que o sucesso vem a longo prazo, você vai ter que dedicar alguns anos de sua vida ao estudo, por isso é importante tirar um dia de folga no final de semana, ou algumas horas pelo menos, caso você não tenha muito tempo durante a semana. Você vai precisar de abdicar de muitas coisas em sua vida durante o período que estiver se preparando para concursos públicos, daí a importância de ter esse seu momento.

Fica a dica: Nesse dia, você pode assistir Netflix.

13. Tenha paciência e controle a ansiedade

Sim, você precisa esperar. Muitos alunos iniciam o estudo e já me perguntam, será que o edital vai sair logo, não estou preparado ainda. Eu sempre respondo, controle a ansiedade, não temos como saber, realmente, quando o edital será publicado e se você se mantiver forte nos estudos, quando estiver preparado outros editais serão publicados.

Tem aluno que acha que o edital vai sair em seis meses e aí não estuda porque não terá chances. E de repente, passam dois anos e outro edital é publicado. E poderia estar estudando durante todo esse tempo.

Costumo dizer, todo primeiro colocado de um concurso teve seu primeiro dia de estudo, um dia ele começou do zero e chegou lá porque não desistiu.

14. Se cerque de boas vibrações e atitudes positivas

Parece bobagem, mas a verdade é que poucas pessoas entenderão a sua dedicação e esforço, e como será um projeto a longo prazo, isso ficará cada vez mais difícil.

Não deixe as pessoas te desanimarem, ou desacreditar de você, e seja grato com quem te ajuda.

Quando eu resolvi iniciar meus estudos ouvi de muita gente que concurso não era para mim, só gênio passava, que tinha que ter mestrado, etc.

Outros me falavam que concurso era “tudo carta marcada, que não adiantava nada ficar horas e horas estudando.

Ainda bem que não dei ouvidos a essas pessoas e consegui passar dentro das vagas em sete concursos. Tive uma ajuda fundamental de minha namorada, que hoje é minha esposa. Ela não parava de me incentivar e abdicou de muitos momentos de lazer para estar ali ao meu lado. Lembro que ainda concurseiro assistia as vídeo-aulas (era aluguel em fita VHS, hehehe) e ela, mesmo sem estudar para concurso, assistia algumas aulas ao meu lado.

Minha homenagem e gratidão a Aline, essa mulher especial que está ao meu lado durante esses anos todos.